Segurança alimentar: PE reforça controlos para prevenir casos como o da carne de cavalo

Segurança alimentar: PE reforça controlos para prevenir casos como o da carne de cavalo

Os eurodeputados aprovaram hoje nova legislação europeia que reforça os controlos oficiais ao longo da cadeia agroalimentar, “do campo ao prato”. As novas regras, já acordadas entre o Parlamento Europeu e o Conselho da UE, têm por objetivo melhorar a rastreabilidade, combater a fraude alimentar e restaurar a confiança dos consumidores na sequência de escândalos como o da carne de cavalo.

O novo regulamento é aplicável às atividades de controlo relativas aos géneros alimentícios e aos alimentos para animais, bem como nos domínios veterinário e fitossanitário, da produção biológica e das indicações geográficas protegidas.

A nova legislação prevê controlos oficiais sem aviso prévio e baseados no risco nos vários setores, requer uma melhor aplicação das regras contra práticas fraudulentas ou enganosas ao longo da cadeia agroalimentar, impõe requisitos para a importação de animais e mercadorias e estabelece regras para a realização de controlos pela Comissão Europeia nos Estados-Membros e nos países terceiros.

Os controlos oficiais são um elemento essencial para garantir um nível elevado de proteção da saúde, assegurando ainda a aplicação correta da complexa legislação ao longo de toda a cadeia agroalimentar e promovendo a confiança junto dos consumidores.

Este regulamento agrupa num único texto normativo os controlos relativos a todos os setores da cadeia agroalimentar (atualmente dispersos por cerca de 16 atos legislativos, entre regulamentos e diretivas).

A maior parte das disposições do regulamento será aplicável a partir de 14 de dezembro de 2019.

Comente este artigo
Anterior 6.º Congresso da Indústria Agroalimentar prepara o futuro - 4 de Abril 2017 - Lisboa
Próximo Milho - Novo site e novas áreas do Projeto Milho Amarelo - Video

Artigos relacionados

Dossiers

Oferta de emprego – Engenheiro Agrícola / Agrónomo – Póvoa de Varzim

[Fonte: Horpozim] Descrição:

– Implementação da certificação GLOBAL G.A.P.– Organização de formações na área agrícola;– Acompanhamento e apoio na legislação agrícola;– […]

Dossiers

The Neurice project has registered a total of 6 salt-tolerant rice varieties

2 have been registered in Spain, 2 in France and 2 in Italy. The Neurice project brings new tools to the rice sector to fight climate change and […]

Últimas

Portugal em segundo lugar no consumo de fruta na UE

Portugal é o segundo país da União Europeia (UE) onde a população mais come fruta diariamente, ocupando também o quarto lugar no que toca ao consumo diário de legumes, […]