6.º Congresso da Indústria Agroalimentar prepara o futuro  – 4 de Abril 2017 – Lisboa

6.º Congresso da Indústria Agroalimentar prepara o futuro – 4 de Abril 2017 – Lisboa


6º Congresso da Indústria Portuguesa Agroalimentar realiza-se a 4 de abril, no Convento do Beato, em Lisboa, e tem como tema “Criar Valor, Construir o futuro”

No ano em que assinala 30 anos, a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares convida variado e prestigiado painel de oradores para discutir e antecipar os desafios futuros deste sector.

“Criar Valor, Construir o Futuro” é o tema do 6º Congresso da Indústria Portuguesa Agroalimentar, que se realiza no próximo dia 4 de abril no Convento do Beato, em Lisboa. No ano em que assinala o 30º aniversário, a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares traz a debate um olhar sobre os principais desafios para a construção do futuro da indústria e coloca em painel os mais prestigiados empresários, gestores, dirigentes associativos e demais profissionais do sector, bem como vários parceiros institucionais.

Os quatro painéis do Congresso:

  1. “Competir no mercado global”
  2.  “O novo Consumidor e os novos desafios”
  3.  “A inovação industrial e o alimento”
  4. “A transformação digital na cadeia de valor”

Representam os temas mais pertinentes, atuais e indissociáveis da criação de valor nesta indústria, que incluem a digitalização, a entrada na Indústria 4.0, os novos alimentos e produtos do futuro e a competitividade do agroalimentar no mercado internacional.

O evento, que contará com a distinta presença do Presidente da República na sessão de encerramento, terá como keynote speaker Pedro Reis, CEO do BCP Capital, que trará o seu ponto de vista sobre “A globalização e o papel da indústria alimentar na internacionalização da economia portuguesa”. Entre os vários oradores confirmados estão António Saraiva, Presidente da CIP, António Casanova (CEO da Unilever JM), António Simões (CEO da Sovena), Rui Miguel Nabeiro (Administrador do Grupo Nabeiro), entre outros empresários de relevo.

Jorge Henriques, Presidente da FIPA, afirma que “o 6.º Congresso FIPA será um momento importante de reflexão e antecipação do futuro, perante um mercado cada vez mais competitivo, favorável à inovação e ao desenvolvimento do setor agroalimentar. Mais uma vez, este é o momento em que juntamos os principais atores do agroalimentar em Portugal para cruzar ideias e discutir o setor num contexto global.”

→Mais informação sobre o Congresso aqui←

 O setor agroalimentar

A indústria agroalimentar é a indústria transformadora que mais contribui para a economia nacional. De acordo com previsões da FIPA, terá atingido no final de 2016 um volume de negócios de 15,4 mil milhões de €, com um Valor Acrescentado Bruto de 2,8 mil milhões de €. É responsável por mais de 108 mil empregos diretos e mais de 500 mil empregos indiretos e tem mantido nos últimos 5 anos um crescimento acima da média da economia nacional. O Governo já indicou recentemente que a indústria tem potencial para, em 2020, ser exportadora líquida.

Sobre a FIPA

A FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares é a voz institucional da indústria agroalimentar. Tem assumido a responsabilidade da promoção, da inovação e da competitividade do setor e participado ativamente nos centros de decisão nacionais e comunitários. Constituída em 1987, é uma organização forte, estável e flexível com a missão de representar e defender os interesses da Indústria Portuguesa Agroalimentar e afirmar o seu potencial. Fazem parte da FIPA dezasseis associações, quinze das maiores empresas do setor, que integram o conselho consultivo, e seis parceiros como sócios aderentes. A FIPA é neste momento Vice-Presidente da Direção da Confederação da Indústria Portuguesa – CIP.

Para mais informações

LLORENTE & CUENCA | 21 923 97 00

Daniela Oliveira

doliveira@llorenteycuenca.com

Comente este artigo
Anterior Cameroun : lancement de la campagne agricole 2017 sur fond de promesses de distribution d ...
Próximo Glyphosate should not be classed as a carcinogen - ECHA

Artigos relacionados

Últimas

Produzir betão com casca de arroz? É possível!

[Fonte: Vida Rural]

A casca de arroz pode ser utilizada no setor da construção através do desenvolvimento de elementos pré-fabricados em betão leve. Este é o objetivo de uma equipa de investigadores do Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, […]

Últimas

COTHN e AlgarOrange fazem balanço da campanha dos citrinos em Loulé

[Fonte: Agricultura e Mar]

O COTHN — Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, conjuntamente com a AlgarOrange, vai organizar o primeiro balanço da campanha dos citrinos.
O encontro terá lugar no auditório do NERA — Associação Empresarial da Região do Algarve, […]

Nacional

Projeto Mercados Regionais quer dinamizar e valorizar os mercados locais

[Fonte: Rede Rural Nacional] No passado dia 27 de junho, realizou-se em Bensafrim (Lagos), na sede da Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, uma reunião no âmbito do projeto “Rede Regional dos Mercados Locais” (RRML). Além da Vicentina, estiveram presentes representantes da AMAL, […]