Sector Agrícola em encontro nacional para debater Agricultura Inteligente

Sector Agrícola em encontro nacional para debater Agricultura Inteligente

20 de novembro 2018

A ANIPLA, a Associação Nacional da Indústria para a Proteção das Plantas, anuncia a realização do seu simpósio anual, no próximo dia 27 de novembro, no Convento de São Francisco, em Coimbra.

A edição deste ano é dedicada ao tema da “Agricultura Inteligente” e conta com a presença de alguns dos mais reputados especialistas nacionais em agricultura e alimentação, nas perspetivas ambiente, economia e saúde.

Para o diretor executivo da ANIPLA, António Lopes Dias, “Este é já um dos principais momentos de agenda do setor da tecnologia e ciência ao serviço da agricultura, onde fazemos uma análise crítica ao presente e pensamos respostas para atuais e futuros desafios.”

“Este ano dedicamos o nosso simpósio a aprofundar questões essenciais à sustentabilidade agrícola face aos tempos de contradição que vivemos. Se por um lado esperamos dos agricultores maior eficiência e capacidade de resposta à crescente necessidade de alimentos frescos, variados e acessíveis; por outro, temos assistido a campanhas sensacionalistas e medidas políticas que desacreditam a ciência e a tecnologia, prejudicando a produção agrícola.”

O encontro deste ano integra três painéis dedicados à produção agrícola, aprofundando três perspetivas essenciais para o equilíbrio ambiental, económico e social.

A introdução de cada painel será da responsabilidade de um orador, que apresentará conteúdo relevante ao tema, seguido de algumas apresentações e debate por diferentes convidados e aberto à audiência.

O primeiro painel da manhã é dedicado à “agricultura inteligente na proteção dos recursos naturais e da biodiversidade”, cuja abertura fica à responsabilidade de Miguel Miranda, presidente do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), Professor associado da Universidade de Lisboa e autor de diversas publicações. O segundo painel conduz a discussão para a “agricultura inteligente na saúde e no bem-estar”, com a introdução a cargo do arquiteto paisagista Henrique Pereira dos Santos, orador conhecido do público português e autor de livros sobre temas em torno da paisagem e da ruralidade. Para o terceiro e último painel, as atenções na sala viram-se para a “agricultura inteligente na competitividade das empresas e na economia nacional”, cujo painel é precedido por uma apresentação de Francisco Gomes da Silva, sócio fundador da Agrogés, com experiência em funções públicas e no setor privado, ligadas à agricultura e economia.

A realização deste encontro anual conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Coimbra e, ainda, com o patrocínio das organizações Valormed e Valorfito.

Comente este artigo
Anterior Datagri, el mejor escaparate para la digitalización del sector agroalimentario
Próximo Conferência Sabor Saloio – Valorização da Gastronomia e Produtos Locais - 29 de novembro - Loures.

Artigos relacionados

Sugeridas

Resolução do Conselho de Ministros: Aprova a 1.ª Fase do Programa de Remuneração dos Serviços dos Ecossistemas em Espaços Rurais

O Fundo Ambiental (FA), criado pelo Decreto-Lei n.º 42-A/2016, de 12 de agosto, na sua redação atual, tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável […]

Comunicados

InovCluster divulga sector agroalimentar português em Moçambique

A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, deu início à execução do seu mais recentemente projeto aprovado “AgriExport 4.0”, […]

Comunicados

ADPM acolhe jornada de discussão sobre alterações climáticas e medidas de adaptação na pecuária extensiva

Mértola, 20 de março de 2019

No próximo
dia 22 de março, terá lugar, na sede da ADPM, em Mértola, uma reunião no âmbito
das Jornadas de Discussão do projeto LIFE Live Adapt “Modelos de adaptação da
pecuária extensiva na Europa às Alterações Climáticas”. […]