A The Navigator Company encerrou o primeiro semestre de 2024 com um resultado líquido de 159 milhões de euros, um crescimento de 16% face ao período homólogo do ano passado. Nos primeiros seis meses do ano em curso, o EBITDA registou um crescimento de 18%, atingindo os € 299 milhões, situando a margem EBITDA em 28%, beneficiando da redução dos custos variáveis em todos os segmentos de pasta e papel e também dos custos fixos. A Empresa regista deste modo resultados históricos, com o 2º melhor primeiro semestre de sempre da sua história.
Registe-se que no segundo trimestre de 2024, o EBITDA atingiu € 165 milhões, um crescimento homólogo de 35%, refletido numa margem EBITDA de 31,2%, colocando também estes resultados na 2ª posição dos melhores segundos trimestres de sempre da Navigator.
O volume de negócios alcançou os € 1.066 milhões, um crescimento de 9% face ao mesmo período do ano passado.
As vendas de papel de impressão e embalagem totalizaram 673 mil toneladas, o que representa um crescimento homólogo de 26%. Já o volume de vendas do negócio de tissue atingiu as 94 mil toneladas, um aumento homólogo de 54% enquanto o volume de vendas do segmento de packaging da Navigator registou uma subida de 90%, também face ao 1º semestre de 2023.
Maior dinâmica na procura de papeis de impressão e escrita
Ao longo do 1º semestre de 2024 assistimos a uma evolução positiva da procura, essencialmente impulsionada pela regularização de stocks na cadeia de distribuição, especialmente na Europa.
A procura aparente global apresentou um crescimento no 1º semestre de +1,3% em todos os segmentos, com a procura por papel UWF mais forte com uma evolução de +1,6% e os papéis CWF registaram um crescimento de 0,6%, enquanto os papéis com fibra obtida por via mecânica apresentaram um aumento de 1%.
Na Europa, a procura aparente de papel UWF apresentou um crescimento de 14,8% durante o semestre, com o segmento das folhas para a indústria gráfica a apresentar o maior crescimento de 20,6%, seguido do papel de escritório (+14,8%) e das bobines para impressão industrial (+10,1%). A Navigator registou este semestre crescimentos superiores a estes pelo que teve um aumento de quota de mercado na Europa face ao período homólogo.
Por seu lado, na China registou-se um forte crescimento de 7,1%, bem acima da tendência verificada nos últimos 5 anos (CAGR 2,9% 2019-2023).
As vendas de papel de impressão e de embalagem da Navigator totalizaram 673 mil toneladas no semestre, o que representa um crescimento homólogo de 26%. De destacar a robustez do modelo de negócio assente em diferenciação, produtos premium e marcas próprias fortes nos diferentes mercados onde a Empresa opera.
As marcas de fábrica no papel de impressão representaram perto de 77% das vendas no semestre (vs. média de 67% registada no período 2012-2023), realçando a resiliência da estratégia da Empresa. A quota de produtos premium, mantém-se elevada face ao ano de 2023, 59% (vs. média de 53% registada no período 2012-2023). Por seu lado, as vendas de papel de embalagem assentam numa operação comercial 100% alicerçada em marca própria – gKraft™. Em contextos de mercado mais difíceis, as marcas próprias e os segmentos de maior valor acrescentado oferecem uma proteção adicional aos resultados da Navigator.
Negócio de tissue a crescer e com bom desempenho
A procura no mercado de papel tissue apresentou uma boa dinâmica neste primeiro semestre. Durante este período, o volume de vendas (produto acabado e bobines) atingiu 94 mil toneladas, o que representa um crescimento de 54% face ao trimestre homólogo. Esta situação beneficiou em maio e junho da entrada de nova capacidade, fruto da integração da Accrol, agora denominada Navigator Tissue UK.
De referir que esta integração foi bem-sucedida, tendo-se tornado efetiva no segundo trimestre (com referência a 1 de maio). A aquisição vem no seguimento da estratégia de diversificação e expansão do Grupo, com entrada no mercado britânico, através de uma empresa líder no setor.
As vendas internacionais no negócio tissue representaram, assim, um peso de 76% do volume de vendas, sendo os mercados mais representativos o espanhol, com 35% do total de vendas, o inglês com 20% e o francês com peso de 18%. Por outro lado, o produto acabado representou 96% das vendas totais e as bobines 4%. No que diz respeito a segmento de clientes, o At Home ou Consumer (retalho) tem registado um peso crescente, representando atualmente cerca de 78% das vendas (Away-From-Home e grossistas representam os restantes 22%). A destacar o portfólio equilibrado e diversificado da carteira de clientes (o maior cliente representa cerca de 11% das vendas totais).
O foco na inovação e na diferenciação continua a proporcionar à Navigator reconhecimento junto dos seus clientes, nomeadamente por recurso à marca de fabricante, que no 1º semestre de 2024 apresentou um crescimento de 29% face ao período homólogo.
Packaging afirma tendência de recuperação com procura consistente
O ano 2024 começou com níveis de procura a revelarem sinais de recuperação e de regresso a um funcionamento normal de mercado. Após um 1º trimestre promissor, o 2º trimestre afirmou a tendência de recuperação com uma procura robusta e consistente. As entregas europeias de papéis para embalagem Kraft MF (branco e castanho) cresceram +25%, face ao período homólogo de 2023, enquanto o volume de vendas do segmento de packaging da Navigator registou um crescimento de 90% face ao período homólogo, tendo a Navigator continuado a alargar a base de clientes para cerca de 300.
Este bom desempenho é garantido pela entrada em vários novos segmentos, sobretudo na área de Embalagem Flexível, em que a empresa investiu em 2023 e se lançou comercialmente nos primeiros meses do ano e que agora se concretiza em volumes mais relevantes.
O 1º semestre do ano caracterizou-se também pela redução da dependência do segmento associado aos sacos de papel a favor dos segmentos de embalagens flexíveis. Como parte da diversificação do negócio de packaging, o projeto de produção integrada de peças de celulose moldada de eucalipto, destinadas a substituir embalagem de plástico de utilização única no mercado de food service e food packaging, continua a avançar como planeado, estando já na fase de comissionamento, com a entrada em produção comercial esperada para o final do 3º trimestre, sob a marca gKraft™ Bioshield. A fábrica terá capacidade de produção de cerca de 100 milhões de unidades por ano, sendo uma das maiores do Mundo e a primeira da Europa integrada com fibra de eucalipto, entrando num mercado de elevado potencial e crescimento.
Uma Bioindústria do lado certo do futuro – Investimentos de cariz sustentável (ESG) ascendem a € 41 milhões
No 1º semestre de 2024 o montante total de investimentos ascendeu a € 93 milhões (vs. € 113 milhões no período homólogo), dos quais cerca de € 41 milhões classificados como investimentos de cariz sustentável (ESG), com impacte positivo na redução futura de custos, o que representa 44% do investimento total.
O montante de investimento inclui maioritariamente investimentos direcionados à descarbonização, manutenção da capacidade produtiva, modernização dos equipamentos e melhoria de eficiência, e para projetos estruturais e de segurança. Entre os investimentos destacam-se os projetos: da nova Caldeira de Recuperação em Setúbal, de elevada eficiência; de Celulose Moldada em Aveiro; do novo Forno de Cal a biomassa na Figueira da Foz; da conversão do Forno de Cal em Setúbal para a queima de biomassa e das novas Centrais Fotovoltaicas na Figueira da Foz e em Vila Velha de Rodão.
A Navigator continua a avançar com os projetos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente em projetos direcionados para a Transição Climática e Transição Digital. Para os investimentos elegíveis no âmbito do PRR, prevê-se uma taxa de incentivo de cerca de 40%, que corresponde a perto de € 100 milhões, tendo a empresa recebido cerca de 21 milhões em 2023 e 3 milhões no 1º trimestre de 2024.
Por fim, a maturidade média da dívida mantém-se assim adequada, com um perfil de reembolsos bem escalonado, com cerca de 60% do total de endividamento contratado com cariz sustentável e 92% de dívida total emitida a taxa fixa, o que permitiu a manutenção de um baixo custo de financiamento numa conjuntura de subida acentuada de taxas de juro.
Fonte: The Navigator Company