Recenseamento Agrícola 2019 – Primeiros Resultados – 2019

Recenseamento Agrícola 2019 – Primeiros Resultados – 2019

O INE divulga os primeiros resultados de âmbito nacional do Recenseamento Agrícola 2019 (RA 2019), cuja recolha de informação decorreu entre outubro de 2019 e novembro de 2020. No final de março de 2021 serão disponibilizados os resultados definitivos, até ao nível geográfico da freguesia, e será editada uma publicação de análise da informação a divulgar no portal do INE, IP.

No RA 2019 foram recenseadas 290 mil explorações, menos 15,5 mil que em 2009 (-5%). Contudo, a superfície agrícola utilizada (SAU) aumentou 7%, passando a ocupar 3,9 milhões de hectares (43% da superfície territorial). A dimensão média das explorações agrícolas aumentou para 13,6 hectares de SAU por exploração (+1,6 hectares de SAU do que em 2009).

Na última década, a utilização das terras agrícolas alterou-se, verificando-se um decréscimo de 12% nas terras aráveis, mais que compensado pelos expressivos aumentos das áreas das culturas permanentes (+24%) e das pastagens permanentes (+14%). Assistiu-se a uma forte aposta na instalação, modernização e rega de olivais e pomares, principalmente de frutos pequenos de baga, subtropicais e amendoais.

A produção pecuária registou uma evidente reestruturação, que levou ao abandono de pequenos produtores e ao aumento generalizado da dimensão média do efetivo por exploração.

A empresarialização da agricultura cresceu, com a duplicação em dez anos do número de sociedades agrícolas, que ganharam importância na estrutura produtiva, passando a explorar 36% da SAU (27% em 2009) e a produzir 56% dos efetivos pecuários (41% em 2009). Por contraponto, na agricultura de cariz familiar, o processo de envelhecimento não abrandou, passando a idade média dos produtores singulares para os 62 anos (mais 2 anos que em 2009).

→ Aceda aqui ao documento ←

Número de explorações agrícolas cai 5% em dez anos mas superfície utilizada sobe 7%

Empresas agrícolas mais do que duplicaram em dez anos para 14.500 – INE

Explorações de agricultura biológica mais do que triplicam numa década – INE

Comente este artigo
Anterior Comissão apresenta projecções para a agricultura na União Europeia até 2030
Próximo Indústria papeleira gere 2,1% do território nacional e defende emparcelamento

Artigos relacionados

Nacional

AEP pede ligação ferroviária à Europa para mercadorias. António Costa afirma ser “fundamental”

A ligação ferroviária de Portugal à Europa para o transporte de mercadorias “é a grande preocupação” do novo presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) — […]

Nacional

Empresa algarvia cria bebida vegetal de alfarroba 100% natural

Uma empresa algarvia lançou uma bebida vegetal à base de alfarroba dirigida a um público que “preza o valor nutricional e os ingredientes” e para quem o preço “não é o fator de compra”, disse à […]

Nacional

Drosófila-da-asa-manchada

As primeiras larvas de Drosófila-da-asa-manchada foram encontradas no Japão, em junho de 1916, na cultura da cereja. Em 1931 o Dr. […]