Rebanhos de Gouveia regressam do alto da Serra da Estrela no domingo

Rebanhos de Gouveia regressam do alto da Serra da Estrela no domingo

Os rebanhos de Vila Nova de Tazem, em Gouveia, que estão desde julho na Serra da Estrela, para usufruírem de “melhor alimento”, regressam no domingo à sua origem, no âmbito da tradicional transumância.

Segundo a Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, “cumprindo a tradição, no próximo domingo, dia 22 de agosto, terá lugar a transumância dos rebanhos de Vila Nova de Tazem que, no mês de julho, subiram à serra em busca de melhores pastos e agora regressam”.

“No início do verão, os pastores sobem com os seus rebanhos aos solos altos da Serra da Estrela em busca de um clima veranil, mais ameno na montanha e que confere melhor alimento aos rebanhos”, lembra a autarquia na nota.

A fonte acrescenta que, “passados alguns meses, com o fim do verão e o aproximar das estações mais frias, faz-se o mesmo trajeto, mas desta vez inverso, descendo-se a montanha e evitando o clima agreste e outonal típico da serra”.

A viagem de descida da Serra da Estrela, desde a zona do Vale do Rossim/Mondeguinho, até Vila Nova de Tazem, a realizar no domingo, pode ser acompanhada pelo público interessado.

O município de Gouveia, presidido por Luís Tadeu, adianta que a deslocação dos rebanhos começa pelas 15:30 e terminará pelas 22:00, na Avenida Dr. Joaquim Borges, na localidade de Vila Nova de Tazem.

Como alternativa, os interessados também podem iniciar o percurso, pelas 16:00, “junto à ‘curva bonita’, na descida para a Senhora do Monte”, aponta.

O percurso total tem uma extensão de 20 quilómetros e uma duração previsível de 07:30.

A autarquia recomenda aos interessados em acompanhar o trajeto dos rebanhos que façam uso de roupa e de calçado confortáveis e que levem reforço alimentar e água de modo a colmatar eventuais momentos de desidratação e fadiga.

O acompanhamento deste movimento sazonal também deve ser feito “sem que a condução dos rebanhos seja perturbada ou condicionada”, adverte.

“O trajeto destes rebanhos, bem como a sua chegada são normalmente envoltos num clima de festa e animação, assinalando a expressão mais pura da tradição, cultura e afirmação da identidade própria das nossas gentes”, remata a nota.

O concelho de Gouveia integra a Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela, que engloba áreas de 18 concelhos da Bacia Hidrográfica do Alto Mondego.

Comente este artigo
Anterior Mercadona inicia processo de recrutamento para as novas lojas de Setúbal e Montijo
Próximo Cotações - Cereais - 9 a 15 de agosto de 2021

Artigos relacionados

Internacional

Governo moçambicano prevê que produção de arroz cresça 15%

O Governo moçambicano prevê que a produção de arroz cresça 15%, como resultado do “Sustenta”, um programa que visa dotar os pequenos agricultores de capacidade, sementes, […]

Últimas

Grupo Amorim quer carga fiscal “aligeirada” para aumentar competitividade

Paula Amorim fala na importância de se “aligeirar” a carga fiscal em Portugal para permitir aos empresários serem “competitivos com outros mercados” […]

Últimas

Governo dos Açores “convicto” que decisões para a agricultura se vão manter com nova Comissão

O secretário regional da Agricultura está “convicto” de que o novo executivo comunitário que venha a resultar das eleições europeias de domingo deverá […]