Projecto de beneficiação florestal do Baldio de Carvoeiro abrange 75 hectares com regeneração natural de pinheiro bravo

Projecto de beneficiação florestal do Baldio de Carvoeiro abrange 75 hectares com regeneração natural de pinheiro bravo

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um protocolo com o conselho directivo do Baldio de Carvoeiro para apoiar a execução de um projecto de beneficiação florestal que abrangeu uma área de 75 hectares no baldio de Carvoeiro.

O projecto de beneficiação florestal, no valor de mais de 112 mil euros, cuja candidatura foi aprovada no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), contemplou a beneficiação e o aproveitamento de regeneração natural de pinheiro bravo numa área de 13,10 hectares e o controlo da vegetação espontânea, desramação e podas de formação em 61,96 hectares.

Valorização de sobreiros e carvalhos

Visou a protecção e valorização de sobreiros e carvalhos existentes no baldio, através da eliminação da vegetação arbustiva que era constituída essencialmente por giesta, e na valorização das áreas de pinheiro bravo. Este projecto de beneficiação florestal teve como objectivo principal reconverter povoamentos florestais abandonados e aumentar a capacidade de defesa deste território ao fogo.

O projecto foi financiado a 80% pelo FEADER, sendo o pagamento dos restantes 20% da responsabilidade do conselho directivo do Baldio de Carvoeiro.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, “parceiro estratégico na defesa e valorização da floresta municipal e do baldio de Carvoeiro, disponibilizou-se para apoiar este importante projecto”, salienta um comunicado da autarquia de Viana do Castelo.

O autarca, José Maria Costa, considerou mesmo que esta foi “uma intervenção exemplar em Viana do Castelo”.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Agricultura biológica: Escola Superior Agrária de Coimbra recebe visita de parceiros do projecto “DivulgarBio”
Próximo Associação Nacional da Castanha quer um novo PDR facilitador de investimentos no sector

Artigos relacionados

Dossiers

Drones e sondas entram na agricultura de tradição familiar no Alentejo

Emílio Cruz abandonou o mundo da fotografia e o seu país, Espanha, para herdar 115 hectares de terra em Campo Maior, […]

Nacional

Grupo de Trabalho – Estenfiliose – Ponto da situação

IntroduçãoNos últimos anos, nomeadamente em 2015 e 2016, o fungo Stemphylium vesicarium (Wallr.) E.Simmons, responsável pela doença estenfiliose, provocou graves prejuízos na produção de pera ‘Rocha’ […]

Nacional

Incêndios: União Europeia reitera estar preparada para aumentar assistência a Portugal

“A Comissão está a seguir atentamente a situação dos incêndios florestais em Castelo Branco. Os nossos pensamentos estão com todos os afetados e com os bombeiros que estão a trabalhar em condições muito difíceis”, […]