Prio promove reciclagem de óleos alimentares usados na 11ª Edição do GreenFest

A Prio e a Hardlevel vão estar presentes em mais uma edição do GreenFest, o maior evento de sustentabilidade em Portugal, entre os dias 11 e 14 de Outubro no Estoril, com o consórcio Prio Top Level que se dedica à recolha de óleos alimentares usados para a produção de biodiesel.

Este ano, a presença da Prio Top Level vai ter como mote “Com o óleo no oleão temos o ambiente na mão”, e pretende sensibilizar os visitantes do GreenFest para a importância de se entregar nos oleões disponíveis nos postos de abastecimento da Prio e já em alguns municípios, cada vez maiores quantidades de óleo alimentar usado produzido ao nível doméstico para ser reciclado e utilizado na produção de biocombustível, uma das energias mais sustentáveis para o ambiente.

Este espaço estará instalado na zona temática “GreenHouses” do evento.

Duas tipologias de oleões

Naquele que é o maior evento em Portugal dedicado às melhores práticas no âmbito da sustentabilidade, nas suas vertentes social, económica e ambiental, os visitantes do GreenFest ficarão a conhecer a rede de oleões Prio, que já conta com mais de 150 em todo o País, e o processo de reciclagem do óleo alimentar usado (OAU), desde a cozinha ao oleão, terminando na fábrica de biodiesel da Prio (na foto abaixo).

Foto: PRIO Energy

O público do evento poderá ainda conhecer uma das duas tipologias dos oleões (simples e avançado) disponíveis no mercado. O último distingue-se pela inovação devido ao seu funcionamento automático com a devolução de uma garrafa vazia após o cidadão entregar uma cheia.

605 oleões avançados até 2020

Até 2020, a Prio espera instalar 605 oleões avançados, tornando-se assim o principal colector de óleos alimentares usados no mercado português.

Durante os 4 dias de evento no Estoril, uma equipa vai dedicar-se à explicação do ciclo da OAU, da sua fácil separação na própria casa, a importância e o contributo desta acção para um planeta mais verde e como a Prio transforma este resíduo em matéria prima para a produção de biocombustível amigo do ambiente.

Mascote Ólina

Estará presente a mascote Ólina para animar todas as crianças presentes e decorrerá um Showcooking “Sabores de Ílhavo”, onde levará especialidades deste município onde se encontra sediada a Prio.

Na quinta e sexta-feira, a Prio Top Level terá iniciativas didácticas e de sensibilização dedicadas às escolas (1º, 2º e 3º ciclo), que estarão incluídas no “Programa Escolas”, onde irão receber centenas de crianças. Já o fim de semana será dedicado por inteiro às famílias.

“O principal objectivo desta iniciativa é sensibilizar o público para a importância da reciclagem de óleo alimentar usado, um resíduo que se julga que mais de 60% vai parar aos esgotos em Portugal. É importante as pessoas saberem que existem destinos sustentáveis a dar ao óleo alimentar usado e o GreenFest é um palco de excelência para continuar a apresentar a Prio Top Level.”, refere Anabela Antunes, directora da fábrica Prio.

Agricultura e Mar Actual

Comente este artigo
Anterior Escola Superior Agrária de Ponte de Lima recebe Jornadas de Cunicultura
Próximo Sonae MC vê limitado impacto da entrada da Mercadona

Artigos relacionados

Últimas

Corteva prepara-se para inovar no mercado

A Corteva Agriscience tornou-se uma sociedade anónima independente no início de junho deste ano, deixando de ser a Divisão de Agricultura da DowDuPont. […]

Últimas

Na região do Alqueva já não há mosquitos esmagados contra os pára-brisas

Inúmeras espécies de aves, répteis, anfíbios e peixes comem insectos. Se esta fonte de alimento desaparecer, como já está a acontecer […]

Últimas

Encontros de Networking – Inovação nas fileiras da Alfarroba e do Medronho – 25 de Outubro 2017 – Campo Maior

Gostaria de partilhar experiências empreendedoras, saber mais sobre inovação e investimentos na fileira dos recursos silvestres?
A ADPM e a INOVISA vão promover encontros de Networking dirigidos aos diferentes intervenientes dos recursos silvestres do Alentejo (produtores, […]