Previsão para a semana 28 Junho – 04 Julho

Previsão para a semana 28 Junho – 04 Julho

Massas de ar tropical marítimo.

A previsão para esta semana aponta para o estabelecimento de um fluxo de componente oeste, com transporte de ar tropical marítimo, até 4ª feira, seguindo-se depois um período de fluxo de norte que irá  trazer ar um pouco mais fresco.

Esperamos assim valores de temperatura acima do normal, com subida dos valores e condições de tempo mais quente e abafado entre Domingo e 4ªF.

As temperaturas poderão rondar os 35-40ºC em alguns vales e planícies, sendo que no litoral ocidental os valores serão mais amenos e haverá alguma nebulosidade.

Entre 4ªF e 6ªF, com o regresso de uma circulação mais robusta de norte, teremos uma ligeira descida da temperatura e tempo mais ventoso e fresco.

No entanto, no próximo fim de semana o anticiclone deverá colocar-se sobre o território, e esperamos uma nova subida da temperatura.

“Temperaturas acima dos 35ºC no interior, um pouco mais fresco, e vento no litoral ocidental, situação clássica para esta altura do ano.  “

Predomínio de circulação de oeste ate 4ª feira, com transporte de ar tropical marítimo.

—Águas mais quentes ao largo da costa.

Ao longo desta semana continuamos com a presença de águas mais quentes que o normal ao largo da costa ( embora junto ás praias estas tenham arrefecido com as nortadas  das últimas semanas ).

A presença de águas mais quentes ao largo tende a reforçar a presença de ar mais quente e abafado junto ao litoral e a reduzir a intensidade do vento, sendo que isto é especialmente verdade quando em conjunção com condições atmosféricas favoráveis.

Em Julho esperamos que se mantenha um regime atmosférico com mais vento e alguma instabilidade, mas em Agosto e Setembro esperamos condições mais dominadas pela estabilidade, pelo que, com a ajuda destas águas quentes, o período entre Agosto e Outubro poderá ser bastante mais quente que o habitual na faixa costeira.

Águas mais quentes que o normal ao largo da Península Ibérica.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Pegada hídrica em Portugal: Estudo apresenta recomendações para um uso mais eficiente da água
Próximo Previsão mensal para JULHO 2020

Artigos relacionados

Nacional

Investigadores identificam vírus que está a afetar mortalmente esquilos em Portugal

Uma equipa multidisciplinar liderada por investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO), da Universidade do Porto, identificou um vírus que está […]

Nacional

Turismo e agricultura são as atividades mais afetadas pelos fogos na Austrália

Scott Morrison falava aos jornalistas no final de uma deslocação à ilha Kangaroo, a sudoeste de Adelaide, no estado do Sul da Austrália, […]

Comunicados

Vinhos do Alentejo criam feira digital para apoiar produtores

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) acaba de criar uma solução para apoiar os produtores e promover o aumento das vendas nacionais. Até maio de 2021, estará em […]