Previsão para a semana 28 Junho – 04 Julho

Previsão para a semana 28 Junho – 04 Julho

Massas de ar tropical marítimo.

A previsão para esta semana aponta para o estabelecimento de um fluxo de componente oeste, com transporte de ar tropical marítimo, até 4ª feira, seguindo-se depois um período de fluxo de norte que irá  trazer ar um pouco mais fresco.

Esperamos assim valores de temperatura acima do normal, com subida dos valores e condições de tempo mais quente e abafado entre Domingo e 4ªF.

As temperaturas poderão rondar os 35-40ºC em alguns vales e planícies, sendo que no litoral ocidental os valores serão mais amenos e haverá alguma nebulosidade.

Entre 4ªF e 6ªF, com o regresso de uma circulação mais robusta de norte, teremos uma ligeira descida da temperatura e tempo mais ventoso e fresco.

No entanto, no próximo fim de semana o anticiclone deverá colocar-se sobre o território, e esperamos uma nova subida da temperatura.

“Temperaturas acima dos 35ºC no interior, um pouco mais fresco, e vento no litoral ocidental, situação clássica para esta altura do ano.  “

Predomínio de circulação de oeste ate 4ª feira, com transporte de ar tropical marítimo.

—Águas mais quentes ao largo da costa.

Ao longo desta semana continuamos com a presença de águas mais quentes que o normal ao largo da costa ( embora junto ás praias estas tenham arrefecido com as nortadas  das últimas semanas ).

A presença de águas mais quentes ao largo tende a reforçar a presença de ar mais quente e abafado junto ao litoral e a reduzir a intensidade do vento, sendo que isto é especialmente verdade quando em conjunção com condições atmosféricas favoráveis.

Em Julho esperamos que se mantenha um regime atmosférico com mais vento e alguma instabilidade, mas em Agosto e Setembro esperamos condições mais dominadas pela estabilidade, pelo que, com a ajuda destas águas quentes, o período entre Agosto e Outubro poderá ser bastante mais quente que o habitual na faixa costeira.

Águas mais quentes que o normal ao largo da Península Ibérica.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Pegada hídrica em Portugal: Estudo apresenta recomendações para um uso mais eficiente da água
Próximo Previsão mensal para JULHO 2020

Artigos relacionados

Nacional

“Hoje estamos ajustados aos desafios modernos”

Benvindo Maçãs, diretor da Estação Nacional de Melhoramento de Plantas
Na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas temos o grande desafio tecnológico de ajustarmos os nossos programas às novas ferramentas moleculares e de biotecnologia. […]

Sugeridas

Governo quer avançar com a descentralização de três Secretarias de Estado. Bragança, Castelo Branco e Guarda são as cidades escolhidas

O Governo decidiu avançar nesta legislatura com a descentralização de três Secretarias de Estado que vão ficar instaladas nas cidades de Bragança, […]

Últimas

COVID-19: Validade de Cartões – Técnicos responsáveis, operadores de venda e aplicadores de Produtos fitofarmacêuticos

Atendendo ao disposto no ponto 6 do art.º. 9.º do Decreto-Lei n.º 10-A/2020, que entrou em vigor a 13 de março, data da sua publicação, não deverão ser […]