Previsão mensal para JULHO 2020

Previsão mensal para JULHO 2020

“Julho ventoso, com episódios de instabilidade e com temperaturas um pouco abaixo do normal.”

Tempo inconstante e menos quente que o habitual.

A previsão mensal para Julho aponta para uma tendência de evolução marcada pela persistência da alta pressão subtropical a sul e para a evolução de áreas de baixa pressão anómalas a norte da Península.

Com este padrão esperamos uma influencia acentuada de massas de ar com origem oceânica, embora com possibilidade de um ou outro evento transiente de calor mais significtivo.

De forma geral as temperaturas tenderão a apresentar valores próximos ou um pouco abaixo do normal

Esperamos também bastante vento, e possibilidade de situações de instabilidade, com tendência para precipitação acima do normal no interior norte e centro e no litoral norte.

Esta previsão tem em conta a análise estatística de padrões a longo prazo e de anos com semelhanças nos padrões de circulação atmosférica global ao que se verifica este ano.

“Julho mais fresco e ventoso, com possibilidade de trovoadas e precipitação acima do normal em especial no norte.”

Perturbações a norte da Península irão injectar massas de ar mais frescas e resultarão em fluxo de noroeste por vezes intenso.

—Mudanças para Agosto-Setembro.

A evolução dos padrões de circulação em Agosto-setembro apontam para uma mudança significativa.

O anticiclone subtropical deverá fortalecer-se e avançar para norte, gerando uma situação de bloqueio anticiclónico sobre o Atlântico norte e a Península Ibérica.

Esperamos assim que haja um bloqueio à influencia de massas de ar frias vindas de norte, sendo que as perturbações polares serão desviadas para leste sobre a Europa Central.

Esperamos assim um padrão anormalmente quente e seco durante Agosto e Setembro, com anomalias expressivas em Setembro e até possivelmente em Outubro.

A 2ª metade do semestre quente ( Agosto – Setembro – Outubro ) Poderá ser bastante anómala com persistência de temperaturas acima do normal e com pouca precipitação.

Fortalecimento do anticiclone sobre o Atlântico e sobre a Península Ibérica em Agosto e Setembro.

O artigo foi publicado originalmente em BestWeather.

Veja a previsão do tempo e a melhor altura para pulverizar na nossa página de Meteorologia powered by Syngenta.

Comente este artigo
Anterior Previsão para a semana 28 Junho – 04 Julho
Próximo Ministério da Agricultura reforça orientações específicas de prevenção da COVID-19 para a época das colheitas agrícolas

Artigos relacionados

Sugeridas

Alentejo: De Celeiro a Olival da Nação

O paradigma agrícola do Alentejo mudou nos últimos anos, se anteriormente a região foi classificada como ‘O celeiro de Portugal’ […]

Últimas

AgroVida Junho – PAC 2021-2027: um veto, se preciso for – Editorial de Teresa Silveira

Os números não mentem. Ainda que possam ser torturados. E, olhando para os divulgados esta semana pelo Ministério da Agricultura a partir do IFAP, quanto à evolução, crescente, das candidaturas às ajudas da Política Agrícola Comum (PAC) […]

Nacional

Governo dos Açores já pagou 700 mil euros a 300 agricultores afetados pela seca de 2018

O secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte anunciou esta quinta-feira, na ilha Terceira, que já foram pagos 700 mil euros a 300 agricultores afetados pela seca verificada em 2018 e que provocou prejuízos na produção das culturas de milho forrageiro, […]