O Prémio Europeu Natura 2000 visa promover a importância da Rede Natura 2000 e a proteção da biodiversidade, em toda a Europa. A iniciativa pretende também mostrar o valor acrescentado desta Rede para as economias locais.
A iniciativa, lançada pela Comissão Europeia (CE) em 2014, oferece uma oportunidade única para mostrar histórias de sucesso e distinguir iniciativas de conservação da natureza. As candidaturas para a edição 2024 decorrem até 29 de setembro de 2023, estando o concurso organizado em cinco categorias:
- Conservação na terra
- Conservação marinha
- Comunicação
- Trabalhar juntos pela natureza
- Cooperação transfronteiriça
Qualquer cidadão ou organização da União Europeia envolvidos num projeto de conservação no âmbito da Rede Natura 2000 pode candidatar-se online.
A seleção dos premiados é feita por um júri de avaliação independente presidido pela Diretora-Geral do Ambiente da CE, Florika Fink-Hooijer, com base em cinco critérios: eficácia, originalidade, durabilidade, custos e benefícios e replicabilidade.
A iniciativa integra também a atribuição do “Prémio dos Cidadãos” ao finalista favorito de acordo com votação pública online. Ou seja, os finalistas de todas as categorias são automaticamente inscritos na votação do público e o finalista com o maior número de votos ganha esse reconhecimento.
Os vencedores de cada categoria recebem uma contribuição financeira para aplicar em atividades de conservação da natureza. Também são apoiados na organização de um evento que assinale a distinção atribuída e promova as conquistas reconhecidas junto do público local e nacional.
A cerimónia de entrega do Prémio Europeu Natura 2000 realiza-se anualmente, em Bruxelas, no Dia Europeu da Rede Natura 2000, a 21 de maio.
Ver mais informação
O artigo foi publicado originalmente em GPP.