Dados do primeiro trimestre mostram que o consumo de vinho nos restaurantes está a aumentar a dois dígitos.
Com o fim da pandemia, os portugueses estão cada vez mais a consumir vinho nos restaurantes em detrimento da grande distribuição. Nos primeiros três meses do ano, o setor do vinho perdeu 6,7% em volume e 1,1% em valor na distribuição. O facto de o preço por litro ter subido 6,1% neste canal ajudará a explicar a tendência. Já na restauração, e provavelmente muito impulsionado também pelo turismo, as vendas de vinhos nacionais cresceram 19% em volume e 22% em valor. O preço por litro aumentou aqui apenas 2,6%. Na soma dos dois canais, o preço cresceu 10,1%, acima da inflação que, no período, se situou nos 8,4%.
Em causa estão vendas de quase 65 milhões de litros de vinho, nos primeiros três meses do ano, em linha com o período homólogo (+0,2%), pelo valor total de 264,4 milhões de euros, um aumento de 10,3%. O preço médio por litro foi de 4,07 euros, contra os 3,70 do primeiro trimestre de 2022, o tal aumento de 10,1%. A diferença entre os dois canais de venda é abismal: preço médio de 6,92 euros na restauração e de 2,72 euros na distribuição.
Os dados são da Nielsen e mostram que os vinhos certificados valem 43,2% do volume e 64,5% do valor do total, com vendas de mais de 28 milhões de litros e 170,5 milhões de euros. O preço médio dos vinhos certificados subiu 11%, para 6,07 euros […]