Novo tarifário previa subida de 140% do valor a pagar pelo consumo de água para o regadio, ao abrigo da fórmula prevista anteriormente. Ministra da Agricultura justifica travão à atualização do tarifário com fatores de otimização do sistema, como o projeto fotovoltaico flutuante.
O preço da água do Alqueva destinada a regadio vai aumentar 24%, depois de o Governo ter decididido limitar a atualização do tarifário que, ao abrigo da fórmula anteriormente prevista, devia subir mais do dobro.
O anúncio foi feito esta terça-feira durante a reunião extraordinária do Conselho para o Acompanhamento do Regadio do Alqueva (CARA) que contou com a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, para quem a revisão em alta do tarifário se afigura, no entanto, “essencial” para “a competitividade dos sistemas de agricultura da região de Alqueva e para a manutenção da diversificação cultural do território”.
O aumento estabelecido para o preço da água corresponde a um valor médio de 1 cêntimo por metro cúbico (0,01€/m3).
Esta atualização, justifica a ministra citada em comunicado, “foi feita considerando um conjunto de fatores de otimização e não da aplicação de um modelo económico […]