Plantar eucalipto pode dar multas até 37 mil euros

Plantar eucalipto pode dar multas até 37 mil euros

[Fonte: Jornal De Negócios]

 A proposta de lei do Governo que altera o regime jurídico aplicável às acções de arborização e rearborização, pondo um travão à área de eucalipto, determina contra-ordenações que podem ultrapassar os 37 mil euros a quem utilize esta espécie sem um projecto de compensação.

O diploma, que já foi enviado ao Parlamento, determina que “não são permitidas as acções de arborização com espécies do género ‘eucaliptus’”, prevendo-se que a rearborização com esta espécie “só é permitida quando a ocupação anterior constitua um povoamento puro ou misto dominante”. A legislação do Executivo possibilita acções de arborização com eucaliptos mas desde que, cumulativamente, se cumpram duas condições: se realizem em áreas não agrícolas, de aptidão florestal; e resultem de projectos de compensação, relativos à eliminação de povoamentos de eucalipto de igual área (…) com preparação do terreno que permita uso agrícola, pecuário e florestal com espécies que não o eucalipto.

“Para que uma nova plantação de eucalipto surja tem de ser diminuída área equivalente.” Capoulas Santos, Ministro da Agricultura

A proposta de lei determina que o incumprimento destas regras, a par de outras infracções previstas, constitua contra-ordenações puníveis com coimas entre 1.000 e 3.740,98 euros em caso de pessoas singulares. “Tratando-se de pessoas colectivas, os limites mínimos e máximos das coimas aplicáveis às contra-ordenações (…) são elevadas respectivamente ao triplo e do décuplo dos seus montantes”. Ou seja, podem ultrapassar os 37 mil euros.

O diploma do Governo prevê ainda sanções acessórias para os incumpridores. Em função da gravidade da contra-ordenação e da culpa do agente, o conselho directivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) pode, além da multas, determinar sanções como “a perda a favor do Estado dos objectos pertencentes ao agente e que se encontrem na causa ou na origem da infracção”; a “interdição de exercer a profissão ou actividades relacionadas com a contra-ordenação”; a “privação do direito a subsídio ou benefício”; ou a “suspensão de autorizações, licenças e alvarás”.

Além de limitar a expansão do eucalipto, as alterações que o Governo introduziu naquele regime jurídico passam ainda pela simplificação de procedimentos de controlo prévio associados à arborização com espécies que não o eucalipto, reforça o papel dos municípios e introduz a figura do embargo, que permite “pôr cobro a situações de não conformidade legal”.

“Queremos ter mais metros cúbicos de eucalipto para alimentar as celuloses, que são fundamentais para o país, mas na mesma área.” Capoulas Santos, Ministro da Agricultura

Comente este artigo

O artigo Plantar eucalipto pode dar multas até 37 mil euros foi publicado originalmente em Jornal De Negócios

Anterior IPPortalegre organiza formação sobre o enfermeiro veterinário e o controlo da dor
Próximo MDS e Câmara de Comércio promovem seguros para exportações e internacionalização

Artigos relacionados

Últimas

Lagarta do pinheiro foi «erradicada» de escolas em Portimão

A lagarta do pinheiro processionária foi «erradicada» do Jardim de Infância das Quatro Estradas, do Agrupamento de Escola das Vendas, da Escola Básica Coca Maravilhas, da Escola Básica Chão das Donas, da Escola Básica Major David Neto, do Jardim de Infância Portimão nº4 do Fojo e do Centro Escolar do Pontal, […]

Últimas

Gazeta Rural – N.º 291 – 15 de Abril de 2017

[Fonte: Gazeta Rural]

<!–Gazeta Rural – N.º 291 – 15 de Abril de 2017 | Gazeta Rural

Comente este artigo
O artigo Gazeta Rural – N.º 291 – 15 de Abril de 2017 foi publicado originalmente em Gazeta Rural […]

Últimas

Companhia das Lezírias exporta 30% dos vinhos

[Fonte: Jornal económico]

No ano em que a empresa agrícola pública registou os melhores resultados de sempre, a área dos vinhos também esteve em crescimento. Com novas gamas e referências e mais vendas no exterior.

Este conteúdo é de acesso exclusivo para assinantes. […]