Parceria Agroges Millennium bcp

Parceria Agroges Millennium bcp

[Fonte: Agroges]

Uma história de sucesso com futuro

Em 2016, na sequência do acompanhamento de clientes nossos junto do Millennium bcp, o banco lançou o desafio à AGROGES de pensar num conjunto de iniciativas e serviços que o ajudassem a aprofundar as suas operações junto das fileiras de base agrícola e florestal. De imediato, mobilizamo-nos e, em estreita colaboração com o banco, deitámos mãos à obra.

O esforço de trabalho conjunto ao longo de alguns meses, permitiu que, em Dezembro de 2016, a Agroges e o Millennium bcp assinassem um protocolo de colaboração que ainda hoje se mantem.

De entre as diversas áreas incluídas, destacamos duas que nos parecem de particular significado.

Em primeiro lugar, e sempre que o Millennium o solicita, a Agroges emite um parecer técnico sobre os projetos de investimento que procuram financiamento junto do banco. São pareceres robustos, que avaliam as diversas dimensões técnicas e de mercado relevantes para a rentabilidade do projeto. Sempre que tal se justifica, a Agroges propõe ajustamentos nessas componentes, de forma a ficarem salvaguardados quer os interesses dos Promotor dos projetos quer os do Millennium bcp. Esta prática tem-se revelado de enorme valor para todas as partes envolvidas, e tem permitido o apoio do banco a projetos que, de outra forma, poderia não acontecer.

Uma segunda dimensão que, do nosso ponto de vista, é particularmente relevante é o contributo que a AGROGES tem dado no desenho de instrumentos financeiros especificamente adequados a cada projeto. Não é fácil, para um banco, ter competências internas que lhe permitam, para todos os setores de atividade, um completo domínio das respetivas especificidades. Esta adequação do financiamento ao perfil de cada projeto tem sido um sucesso que, em nosso entender, tem permitido ao Millennium bcp sedimentar de forma sólida a sua presença junto de muitos dos projetos de investimento agrícola e agroindustrial que têm marcado a diferença ao longo dos últimos dois anos.

Para a AGROGES, a relação com o Millennium bcp tem-se revelado igualmente, uma mais-valia. Sabemos que estamos com um parceiro que partilha dos nossos VALORES. Estamos certos que, sendo um caso já com dois anos de vida, a maior parte da história de sucesso está ainda por escrever.

Melhor do que nós, o próprio Millennium bcp o poderá testemunhar.

O testemunho do Millennium bcp

Pergunta: Como surgiu a colaboração do Millennium bcp com a Agroges? Quais os conteúdos que mais destaca nessa parceria?

Resp. Mbcp: Em meados de 2016 – em plena reformulação da abordagem setorial que o Millennium BCP fez ao setor primário – tivemos uma avaliação interna de várias reflexões, tendo-se concluído que, entre as orientações a tomar, havia a necessidade de incluir um parceiro consultor, com evidentes provas dadas, profundamente conhecedor da atividade e que aportasse um decisivo acréscimo de massa crítica capaz de robustecer a nossa dinâmica comercial.

A parceria entre o Millennium BCP e a opção natural pela Agroges concretizou-se em dezembro de 2016 e, desde então, ela tem constituído uma excelente plataforma no aconselhamento técnico, tratamento de informação setorial, acompanhamento e dinamização de clientes e não-clientes, colaboração em estudos, formação e eventos para o setor, progredindo presentemente para outras áreas onde o patamar de colaboração se torna ainda mais exigente.

Pergunta: De que formas é que o trabalho realizado pela Agroges no âmbito desta parceria acrescenta valor ao Millennim bcp e aos seus clientes?

Resp. Mbcp: Desde logo pela detalhada atenção que é dada à natureza de cada um dos projetos agrícolas, pecuários ou silvícolas que nos são apresentados mas também, igualmente, pela especificidade e perfil de cada um dos nossos clientes que merece o melhor aconselhamento. É preciso respeitar e interpretar essa identidade.

Por outro lado, no trabalho de equipa que é preciso estruturar em conjunto para encontrar sempre as melhores soluções técnicas e financeiras que se ajustem equilibradamente para a materialização das mais adequadas soluções e as melhores decisões para o cliente do Millennium BCP.

Pergunta: Está satisfeito com os serviços que a Agroges presta ao Millennium bcp no âmbito da relação existente? Recomendaria os serviços da Agroges a outras empresas ou parceiros? Quais as razões principais para o fazer?

Resp. Mbcp: Estamos muito satisfeitos com a parceria com a Agroges. O balanço que fazemos destes 2 anos de parceria é muito positivo e nesse âmbito temos recomendado, com assiduidade, os serviços da Agroges. Sentimos que estamos em proximidade a fazer um caminho diferente de qualificação e exigência para o setor primário nacional, com bons projetos, bem estruturados e com o financiamento adequado e sustentado.

O Millenium BCP é reconhecidamente o Banco #1 das Empresas e, também por isso, ambicionamos ser um player relevante no setor primário. Para discutir e alcançar essa posição queremos contar com a colaboração e a parceria dos mais conhecedores e dos mais bem preparados ao serviço dos nossos clientes.

Pergunta: Escolha 3 palavras ou expressões que, em seu entender, melhor descrevem a Agroges.

Resp. Mbcp: Conhecimento/Solidez, Vocação/Especialização e Prestígio

Comente este artigo
Anterior Projetos de pecuária e turismo discutidos entre Austrália, Indonésia e Timor-Leste
Próximo Seca: Candidatos às europeias propõem medidas para combater "tragédia" em Portugal

Artigos relacionados

Últimas

Homologadas 30 candidaturas para estudos e projetos de melhoria das condições de segurança de barragens

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, homologou, hoje, 30 candidaturas que visam a elaboração de estudos e projetos de melhoria das condições de segurança de barragens […]

Sugeridas

Gestão dos caudais do tejo em discussão no conselho consultivo regional da CAP em Almeirim

O encontro, entre a Direção da CAP e as estruturas e associados da região do Ribatejo, decorre esta sexta-feira, dia 21 de fevereiro. […]

Sugeridas

Produtores de azeite ouvidos na Assembleia da República desmitificam cultura intensiva do olival

Iniciativas legislativas de uma minoria na Assembleia da República apontam para regulamentação discriminatória do olival e podem […]