Projetos de pecuária e turismo discutidos entre Austrália, Indonésia e Timor-Leste

Projetos de pecuária e turismo discutidos entre Austrália, Indonésia e Timor-Leste

Responsáveis do Grupo de Trabalho Timor-Leste, Indonésia e Austrália (TIA-GT) estão a desenvolver projetos-piloto de pecuária transfronteiriça e promoção conjunta do turismo na ilha de Timor, informaram esta quinta-feira  em comunicado.

Os projetos foram já debatidos, no final de março, num encontro alargado em que participaram responsáveis do TIA-GT, com o vice-presidente para a Gestão do Conhecimento do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) e do responsável pelo Grupo Temático para a Área da Cooperação Regional e Integração.

Na reunião, que permitiu avançar na preparação dos projetos, participaram ainda “altos quadros e dirigentes” da administração pública, dos setores privado e de universidades.

A iniciativa insere-se no Corredor Económico Transversal na ilha de Timor, que pretende “unir os dois países e criar oportunidades para um desenvolvimento integrado e sustentado nas duas metades”, explicam os promotores.

Projetos que “darão benefícios à população de Timor-Leste e de Timor Ocidental“, acrescentam.

Na reunião, o ADB “propôs-se apoiar a conclusão das várias das iniciativas já lançadas pela Unidade de Missão TIA-GT, assim como pelo Grupo de Trabalho Trilateral” já a ser desenvolvidas.

Entre os projetos em curso estão iniciativas na criação de gado, biossegurança e controlo e prevenção de doenças e, no turismo, promoção conjunta e lançamento de marca partilhada para a região.

Há ainda projetos que visam “facilitar os procedimentos de movimento de tráfego de pessoas, veículos e mercadorias” e reforçar e agilizar “ligações aéreas eficientes a preços acessíveis às populações“.

O apoio do ADB deverá ser formalizado num memorando de entendimento a concluir com o Governo timorense em breve.

O TIA-GT procura avançar na criação de sinergias neste espaço regional triangular, especialmente na área económica.

O artigo foi publicado originalmente em Observador.

Comente este artigo
Anterior Autarquias já podem concorrer a fundos europeus para redes Wifi, e rápido de preferência
Próximo Parceria Agroges Millennium bcp

Artigos relacionados

Comunicados

Previsões agrícolas: Produção de maçã com registo historicamente elevado – outubro de 2019

As previsões agrícolas, em 31 de outubro, apontam para aumentos significativos na produção de maçã […]

Sugeridas

Proposed EU budget unacceptable given the ambitions of the Union

Copa and Cogeca took note of and analysed the proposal on the future multiannual financial framework (MFF) tabled by the President of the […]

Últimas

Movimento pelo Tejo diz que Portugal não cumpriu com caudais à chegada à foz do Tejo

“Espanha e Portugal encontram-se em incumprimento da Convenção de Albufeira no ano hidrológico de 2018/2019, sendo que Espanha não atingiu o nível acordado de partilha de reservas de água e Portugal não assegurou os caudais de chegada à […]