O programa europeu de monitorização do clima Copérnico destaca esta terça-feira uma imagem do incêndio em Odemira. O sistema registou 5500 hectares de área ardida em Portugal na segunda-feira.
A imagem, captada por um dos satélites Copernicus Sentinel-2 no dia 7 de Agosto, mostra os focos de incêndio e a enorme nuvem de fumo gerada pelo incêndio que atinge o Oceano Atlântico. O programa europeu Copérnico dá esta terça-feira destaque a Portugal pelos piores motivos anunciando que o país se debate com incêndios devastadores. Na segunda-feira arderam 5500 hectares em Portugal, nos vários focos de incêndio dispersos pelo país. O fogo em Odemira consumiu ontem 5150 hectares.
“A gravidade do incêndio levou à evacuação de quatro comunidades de Odemira (Vale dos Alhos, Vale de Água, Choça dos Vales e Relva Grande) e de uma zona de turismo rural. O fogo também invadiu duas áreas protegidas, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e as Zonas de Protecção Especial de Monchique, colocando em risco ecossistemas únicos e a vida selvagem”, refere o […]