Parte do território em seca severa diminuiu, mas também recuou a parte em seca fraca, com a zona do país em seca moderada a crescer. No final do mês, quase 94% do território continental estava sob alguma forma de seca – quase mais 2 pontos percentuais do que acontecia no fim de Novembro.
Apesar da chuva que caiu em alguns dias de Dezembro, ela não foi suficiente para retirar grande parte do território do continente da situação de seca meteorológica. Aliás, a percentagem de Portugal que se encontrava sob alguma forma de seca no final do ano, até era superior à do final de Novembro – subindo de quase 92% para 93,7% -, com a única boa notícia nesta matéria a ser a diminuição do território que se encontrava em seca severa (desceu de 12,6% para 8,7%).
Os dados constam do boletim climatológico de Dezembro do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), onde são também analisados os extremos de temperatura máxima alcançados na noite da passagem de ano, e que a instituição já tinha antecipado, parcialmente, esta semana. Agora, o documento completo não permite afastar a preocupação sobre os níveis de precipitação que têm atingido o país.
Segundo o IPMA, o valor médio da […]