A casa Niepoort declarou 2017 como ano Vintage para os seus vinhos do Porto e o seu responsável máximo disse à agência Lusa que este é o “melhor vinho” que algum dia fez.
“A natureza proporcionou-os uma qualidade de uva incrível”, acrescentou um Dirk Niepoort entusiasmado, referindo que a sua empresa foi “a única que desde o princípio” disse que ia declarar Vintage esse ano.
O produtor frisou que “2017 foi um ano quente mas a vindima fresca”, observando ainda que “a floração acabou por ser muito precoce” face ao habitual e “não aconteceram desgraças, como geadas ou frios”, que os produtores tanto temem.
A uva vindimada estava “madura, mas não sobre-madura, as quantidades foram muito pequenas” e o resultado foi um ano excecional para o vinho, “um ano [Vintage] clássico mas com uma frescura que não é habitual”, disse ainda Dirk Niepoort.
A Niepoort junta-se assim à família Symington, que hoje mesmo declarou 2017 como ano Vintage, depois de também já o ter feito relativamente a 2016.
No seu caso, contudo, já tinha feito uma declaração consecutiva “em 1982 e 1983”, ao passo que a Symington o fez pela primeira vez na sua história de mais dois séculos como casa produtora.
“O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto aprovou o nosso Vintage em fevereiro deste ano e o vinho vai ser apresentado na quinta-feira em Londres”, anunciou.
O vinho do Porto Niepoort Vintage 2017 ” é o melhor” que Dirk Niepoort afirma ter feito. “Está muito perto da perfeição. É tão perfeito, tão perfeito que até mete impressão”, considerou.
Fonte: Sapo.pt