A Symington lançou uma edição limitada de 50 caixas (2 x 75cl) com o Porto Vintage Graham’s 1970 e o Porto Vintage Graham’s 2020 – Edição do Bicentenário. A acompanhar o vinho, está um «Non-fungible token» (NFT) – ou marco não-fungível – que inclui uma série de benefícios e ainda uma experiência exclusiva.
Segundo explicado em comunicado, o NFT, hospedado na plataforma Club dVIN, dá ao proprietário uma garantia de autenticidade dos vinhos. Estão ainda incluídos uma alocação de seis garrafas no próximo lançamento de Porto Vintage Clássico da Graham’s, além de seis visitas guiadas (com prova de vinhos do Porto) que o detentor do NFT pode oferecer àqueles que partilharem consigo o Porto Vintage – uma vez que as garrafas tenham sido abertas e os NFTs tenham sido “usados”.
Nos próximos meses, a Graham’s disponibilizará igualmente cinco das caixas de edição limitada na plataforma WineChain, dedicada a NFTs de vinhos. A restante caixa será doada ao leilão Golden Vines 2023, que apoia a Fundação Gérard Basset.
“Ao associar um NFT a cada caixa acompanhado de uma série de benefícios, esperamos construir uma relação com os detentores destes vinhos raros e prover-lhes um certificado digital de autenticidade e procedência, caso queiram vender os vinhos no futuro. Dada a capacidade de envelhecimento de várias décadas dos Portos Vintage, acreditamos que a tecnologia por trás dos NFT é particularmente apropriada para este vinho, criando uma oportunidade única tanto para os entusiastas como para o produtor”, explica Harry Symington, Gestor Sénior de Comunicação e Porto Vintage da Symington Family Estates.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.