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– 26-07-2012 |
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Madeira: Secret�rio Regional afirma que inc�ndios não afectaram produ��o de vinhosO secret�rio regional do Ambiente e Recursos Naturais afirmou ontem que os inc�ndios não afectaram a produ��o de uvas para o Vinho Madeira, acrescentando que o tempo quente está a favorecer a qualidade e que será �um ano excepcionalmente bom�. Manuel Ant�nio Correia falava na apresentação de uma nova campanha de Vinho Madeira, que este ano sugere o seu consumo refrescado durante os meses de ver�o, para demonstrar que esta produ��o tradicional � �vers�til� e pode ser consumida �fresca e num ambiente descontra�do�. �No sector vit�cola, dada a distribui��o das principais manchas de produ��o de uva, não houve afecta��o directa, embora possam existir alguns casos pontuais, mais de produtores directos�, disse o governante. Manuel Ant�nio Correia adiantou que �nos locais onde os inc�ndios tiveram mais incid�ncia as uvas tradicionais do Vinho Madeira não foram muito atingidas�, embora se admita �um ou outro caso pontual, mas sem expressão para a produ��o deste ano�. O respons�vel real�ou que, apesar do "tempo quente ter muitos efeitos negativos, este ano o aumento da temperatura vai beneficiar a produ��o de uvas, especialmente os que regaram na altura devida as parreiras�. �O tempo quente s� favorece a matura��o e qualidade das uvas�, salientou, acrescentando que �a vinha está limpa saud�vel, � um ano com condi��es de qualidade muito bom e, até aqui, excepcionalmente bom�. Por seu turno, a presidente do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), Paula Caba�o, acrescentou que devido a esta situa��o �existe um avanão de matura��o de sete a 10 dias, sendo prov�vel que, se se mantiverem estas condi��es, as vindimas comecem uma semana mais cedo�. O secret�rio regional destacou ainda a import�ncia da campanha do Vinho Madeira hoje apresentada, considerando que em altura de dificuldades � necess�rio ser �regionalista e parcial no sentido comercial�. O programa integra-se num projecto desencadeado h� alguns anos de �promo��o e valoriza��o do mercado regional para o Vinho Madeira�, que representa j� 16 por cento do total do neg�cio e 21 por cento do valor. Manuel Ant�nio Correia opinou Também que esta campanha, que representa um investimento de 7.000 mil euros, 85 por cento dos quais co-financiados por fundos comunitários, constitui igualmente um �desafio e estámulo para toda a sociedade madeirense�, apostando no consumo de uma produ��o regional que se traduz em dividendos para a economia madeirense. �Isto � bem mais que uma campanha de vinho, � por toda a economia e todos os aspectos sociais da Madeira�, concluiu. A respons�vel do IVBAM real�ou que a campanha aposta em servir o Vinho Madeira fresco durante os meses de ver�o, sobretudo as produ��es de tr�s e cinco anos, uma sugestáo que será divulgada em associa��o com o Rali Vinho Madeira (que vai para a estrada este fim de semana) e em cerca de 15 restaurante que aderiram � iniciativa �Madeira com entradas� (concurso para apresentar a melhor associa��o deste produto com a gastronomia) nas chegadas do aeroporto da Madeira e nas redes sociais. Fonte: Lusa
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