A Lisbon Food Affair é o mais recente Marketplace nacional para as áreas do Food & Beverage, Horeca e Tecnologias para a Indústria Alimentar. Este novo evento é promovido pela Fundação AIP, e vai realizar-se entre os dias 12 e 14 de Fevereiro, na FIL, estando já confirmada a presença de mais de uma centena de empresas. A nossa revista é media partner do evento.
«Com um posicionamento distintivo e com foco em três pilares – Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade –, a Lisbon Food Affair constitui uma excelente oportunidade para todo o tecido empresarial do sector agroalimentar marcar encontro com novos players, novas marcas e produtos e novas geografias de negócios», defende a organização.
Das empresas inscritas, 43% representam o sector Food & Beverage, 33% o canal Horeca (fornecedores de produtos e equipamentos para Hotelaria e Restauração) e 14% representam o sector do Equipamentos, Maquinaria e Tecnologias para o Sector Alimentar. Destas, 48% são novas participações em eventos do sector promovidos na FIL.
A internacionalização surge como um dos principais eixos estratégicos deste evento e procura posicionar o mercado nacional no contexto global. Esta aposta começa já a dar os seus frutos, com 16% de empresas estrangeiras confirmadas a serem provenientes da Bélgica, Brasil, China, Dinamarca, Espanha, Eslováquia, França, Itália, Luxemburgo, Suécia, Perú e Polónia.
Estas empresas vão marcar presença na Lisbon Food Affair de forma directa, agrupada, ou através de representações oficiais, configurando no mercado nacional e internacional, a entrada de novas marcas e produtos agroalimentares e afins.
E como a internacionalização também se efectiva por via da procura, foram desenvolvidos contactos e convites a compradores de mercados estratégicos relevantes para Portugal, incluindo plataformas digitais (marketplaces).
Nesta selecção estão incluídos compradores de Angola, Alemanha, Brasil, Bélgica, Canadá, Cabo Verde, China, Espanha, França, Marrocos, Reino Unido, Itália, EUA, Polónia e Suíça e que através de plataforma B2B, irão agendar reuniões com os respectivos expositores.
A selecção decorre de um trabalho conjunto entre as empresas já inscritas na feira, pelo AICEP – Portugal Global, pelo IAPMEI (Enterprise Europe Network – presente em 60 países), pela AHRESP, junto dos mais de 500 restaurantes portugueses espalhados pelo mundo e ainda, através de uma Agência de Internacionalização que trabalha com as maiores feiras europeias.
Entre as empresas presentes, destaque para: AVILUDO, BALDI – GRUPO JOSÉ PIMENTA MARQUES, BARRANCARNES – TRANSFORMAÇÃO ARTESANAL, CARNE MARINHOA DOP, CARNES MAGOMAR, CARNICAS MUÑOZ SANCHEZ, DEROVO, EPORIFRUTA, FRIJOBEL, FRIOPASTEL, FRUSTOCK, FRUTORBEL FRUTAS, IDG – INNOVACIÓN Y DESARROLLO GASTRONÓMICO, IMPORTACIONES CUESTA, ITALMARKET, MAKRO, NATFOOD PORTUGAL, RECHEIO, KETA FOODS, SUVITA – PROD. ALIMENTARES, ORIVÁRZEA – ORIZICULTORES DO RIBATEJO, SEL – SALSICHARIA ESTREMOCENSE, AFINOMAQ, ACTIPAGE COM. INTERNACIONAL, FAGOR INDUSTRIAL, GRESILVA, ICEL – INDÚSTRIA DE CUTELARIAS DA ESTREMADURA, IVO CUTELARIAS, NX HOTELARIA, OLITREM – INDÚSTRIA DE REFRIGERAÇÃO, ROBOT COUPE, GLOBALINOX – HOTELARIA INDUSTRIAL, FOODINTECH, MARQUE TDI – TECNOLOGIAS DE CODIFICAÇÃO, entre muitas outras.
Todas as empresas inscritas e informação completa da LFA podem ser consultadas aqui.
Artigo publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.