|
|
|
|
– 22-12-2011 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Leite: Pre�o deve manter-se apesar da ind�stria estar "espremida até ao limite"O leite � um dos produtos que deve manter o mesmo pre�o em 2012, para travar a retrac��o do consumo, apesar do aumento dos custos estar a "espremer" produtores e industriais até ao limite, segundo a ANIL. O secret�rio-geral da Associa��o Nacional dos Industriais de Lactic�nios (ANIL), Pedro Pimentel, disse � Lusa que os custos de produ��o se agravaram j� em 2011, sem que tenha havido repercussão no pre�o de venda � grande distribui��o, devido ao impacto no consumo. "As empresas t�m uma preocupa��o muito clara: conter qualquer aumento de custos. As grandes superf�cies estáo a ser muito exigentes com os seus fornecedores e a possibilidade de haver aumentos � muito reduzida, pelo menos no primeiro trimestre", afirmou. Pedro Pimentel adiantou que, apesar do leite não ter sofrido um aumento do IVA, a ind�stria tem sido penalizada com custos fiscais indirectos como, por exemplo, a introdu��o de portagens nas ex-SCUT que fez subir o pre�o dos transportes no interior do país. Mas a conjuntura negativa de evolu��o do consumo impede grandes mexidas nos pre�os. �Sentimos a retrac��o do consumo, em volume, mas sobretudo em valor�, declarou Pedro Pimentel, acrescentado que a quebra ronda um por cento para o conjunto dos produtos l�cteos. Os produtos de valor acrescentado, como os leites enriquecidos, iogurtes e queijo de gama mais alta t�m sido os mais atingidos, além dos consumidores serem cada vez mais atra�dos pelas marcas pr�prias. �Muitas nem sequer são produzidas c�, observou o presidente da ANIL, lembrando que o que está em causa são pol�ticas comerciais. �Quem marca o pre�o � o fabricante. A diferen�a de pre�os entre os produtos com marca do distribuidor e as marcas comerciais no armaz�m � uma e quando aparecem na prateleira � outra. Os consumidores t�m a percep��o que � muito mais barato, mas �s vezes � diferen�a � nula�, sublinhou o mesmo respons�vel. Pedro Pimentel adiantou que a crise Também � sentida na grande distribui��o, que controla 85 por cento das vendas do leite, e que os hipermercados v�o prosseguir uma �estratégia de comunicar o baixo pre�o�, que implica �espremer toda a cadeia até ao limite�. Um litro de leite de uma marca comercial custa entre 54 a 59 c�ntimos, enquanto a marca do distribuidor custa entre 47 e 52 c�ntimos. A matéria-prima � paga a cerca de 32 c�ntimos aos produtores. Fonte: Lusa
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |