Jornadas internacionais: O aproveitamento Resineiro

Jornadas internacionais: O aproveitamento Resineiro

[Fonte: Voz do Campo]

O Município de Proença-a-Nova acolherá, nos dias 30 e 31 de maio de 2019, a conferência internacional “O Aproveitamento Resineiro – Florestas com Futuro” que terá lugar no Centro Ciência Viva da Floresta.

Esta é uma reunião decisiva para avançar na estruturação do setor das resinas a nível europeu, cujo principal objetivo será trabalhar na criação da Rede Europeia de Territórios Resineiros. A RESIPINUS é parceira desta iniciativa onde irá estar presente em toda a iniciativa  e terá a sua intervenção no dia 30 de Maio, a partir das 11h00 com a abordagem ao tema “O papel do resineiro na dinâmica territorial”, apresentado pelo Vice Presidente, Eng António Salgueiro.
As atividades de extração e transformação da resina natural das florestas europeias constituem um recurso económico, social e ambiental para os amplos territórios florestais do sul da Europa.
A resinagem à escala europeia proporciona matéria-prima plenamente enquadrável na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) assinados pela União Europeia, pelo que o setor da resina natural deverá ser incorporado de forma explícita e efetiva nas estratégias e políticas comunitárias.
Estas Jornadas Internacionais têm como objetivo dar o pontapé de saída para a criação de uma Rede Europeia de Territórios Resineiros, com a participação de todo o setor da resina natural europeia, para a defesa do setor e para exigir aos responsáveis públicos europeus o apoio a este biomaterial genuinamente europeu.

Programa completo aqui.

É recomendada inscrição que pode ser efetuada aqui.

Comente este artigo

O artigo Jornadas internacionais: O aproveitamento Resineiro foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Anterior Fijado el importe definitivo del pago acoplado al vacuno de cebo 2018
Próximo Tetra Pak aposta em Fábrica do Futuro e em Embalagens Conectadas

Artigos relacionados

Últimas

Governo cria linha de crédito de 1 milhão de euros para agricultores de Mogadouro afetados pelo granizo

[Fonte: Observador]
Setecentos agricultores foram afetados em todo o concelho do Mogadouro. A linha de crédito terá quatro anos de duração e um ano de carência e vai financiar culturas afetadas pelo granizo.

O secretário de Estado da Agricultura anunciou esta segunda-feira uma linha de crédito de um milhão de euros para apoiar os agricultores que tiveram prejuízos com o granizo que caiu no concelho de Mogadouro a 13 de julho. […]

Últimas

Baldios da Serra da Lousã querem mais formação dos sapadores

Lousã, Coimbra, 16 jul (Lusa) — As organizações dos baldios da Serra da Lousã têm-se destacado nos últimos anos na prevenção dos incêndios, mas algumas exigem uma melhor resposta do Estado ao nível da formação dos sapadores florestais.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_5 span,#wpdevar_comment_5 iframe{width:100% !important;} […]

Nacional

Presidente da Câmara de Viseu não quer show off: “Nunca fiz limpeza de matas, não vou simular que estou a fazer”

[Fonte: Observador]
O presidente da Câmara de Viseu vai faltar à limpeza de matas porque não é “um político de show off”. “Nunca fiz limpeza de matas, portanto não é para aparecer na fotografia que o vou fazer”.
O presidente da Câmara de Viseu, […]