João Ponte: Implementação da Estratégia Regional para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica está em curso

O secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, afirmou hoje, 5 de Novembro, em Ponta Delgada, que já está em curso a implementação da Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica dos Açores (ERDABA), no âmbito da criação do grupo operacional encarregue da sua coordenação.

“Esta reunião de trabalho permitiu juntar, pela primeira vez, este grupo operacional, que vai funcionar em rede e ficará responsável pela coordenação das 16 medidas que estão previstas desenvolver nos próximos dois anos, com o objetivo de crescimento das áreas de produção em modo biológico e reforço da agricultura biológica”, frisou João Ponte no final da reunião.

Portal da Agricultura Biológica

O governante adiantou que as medidas previstas estão relacionadas com a criação de um Portal da Agricultura Biológica para divulgar toda a informação técnica referente a este sector, campanhas de marketing focalizadas nos produtos biológicos e modo de produção biológico, campanhas de sensibilização nas escolas e formação dos produtores, elaboração de fichas técnicas e apoio técnico dado aos produtores, bem como um estudo de mercado, onde serão definidos os sectores prioritários a desenvolver no modo de produção biológico, entre outras iniciativas.

O grupo operacional é constituído por quatro elementos, nomeadamente um membro do Gabinete do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, o Director Regional da Agricultura e representantes das organizações de produtores e da Universidade dos Açores.

O Plano Estratégico para a Agricultura Biológica, elaborado com um horizonte temporal de uma década, visa expandir as áreas de produção e a oferta de produtos agrícolas e agro-alimentares, com benefícios ambientais, de saúde, mas, igualmente, ao nível de uma maior valorização das produções.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Comissão Europeia - apoio a ações de informação relacionadas com a Política Agrícola Comum (PAC) para 2020
Próximo Carlos Moedas: Rombo do Brexit obriga a aumentar contribuições para o orçamento comunitário

Artigos relacionados

Nacional

Iniav promove seminário sobre segurança alimentar

O Auditório Municipal de Vila do Conde acolhe, a 28 de Novembro, o «primeiro simpósio Iniav para a segurança alimentar», que vai decorrer sob o mote “Rumo à […]

Sugeridas

Café dos Açores é uma “cultura com grande interesse comercial”

A área de produção de café nos Açores registou nos últimos quatro anos um crescimento de 40%. Um dos segredos mais bem guardados da região, e o […]

Últimas

Incêndios. Mais de três centenas de militares envolvidos em ações de patrulhamento

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou este sábado que os três ramos das Forças Armadas têm cerca de 330 militares envolvidos nas ações de patrulhamento no âmbito da prevenção de fogos florestais. […]