João Ponte: Agricultura nos Açores está hoje melhor preparada para vencer os desafios

O secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, afirmou que a agricultura nos Açores está hoje melhor preparada para vencer os desafios, fruto dos investimentos promovidos pelos agricultores nas explorações, na aposta na sanidade, na genética, no bem-estar animal e das medidas estratégicas que têm vindo a ser tomadas em articulação com todos os agentes do sector.

“Hoje, a agricultura nos Açores está melhor preparada, melhor infra-estruturada para vencer os desafios futuros. O que foi possível construir nesta legislatura e no passado deu um contributo importante para conseguirmos ultrapassar barreiras que temos ainda para vencer, como o preço do leite, os impactos das alterações climáticas, com a seca e os furacões, as práticas comerciais desleais, onde os produtores ocupam uma posição fraca, e as exigências dos consumidores ao nível da qualidade, do bem-estar animal e dos altos padrões ambientais”, salientou João Ponte.

VI Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia

O governante, que falava sexta-feira, 29 de Novembro, em São Miguel, na abertura do VI Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, considerou que este evento é mais uma oportunidade para evocar o trabalho esforçado e de resiliência dos agricultores, que teve resultados positivos que permitiram fazer um percurso de progresso.

“Na modernização das infra-estruturas, só nesta legislatura, foram aprovadas mais de 200 candidaturas para a produção de leite, representando um investimento de 25 milhões de euros, mais 50 jovens entraram no sector do leite”, frisou João Ponte.

Para o secretário Regional, este concurso evidencia também a importância do sector do leite em São Miguel do ponto de vista económico, já que esta ilha é responsável por 66% da produção leiteira regional, que gera vários milhões de euros de receita, cria emprego, riqueza e dinamiza a economia local.

Para João Ponte, este evento é, simultaneamente, uma oportunidade para projectar o futuro da produção de leite nos Açores, desde logo apostando na redução de custos ao nível da componente dos investimentos que podem e devem ser feitos nas explorações, mas também através de outras medidas que têm vindo a ser tomadas.

PRORURAL+ e POSEI

O governante lembrou que foram lançados esta semana dois avisos no âmbito do PRORURAL+ para modernização das explorações agrícolas e apoio à entrada de jovens agricultores, com uma dotação global de cinco milhões de euros, permitindo criar mais oportunidades para o crescimento do sector e para seu rejuvenescimento, dando, também por essa via, confiança no futuro.

Também no POSEI para 2020, disse João Ponte, foi dado um passo importante tendo em vista a melhoria da eficiência das explorações leiteiras, que permite aos produtores reduzir o seu efectivo e a sua produção até 20% e manter as ajudas do POSEI.

O secretário Regional considerou ainda que o concurso organizado pela Associação Agrícola de São Miguel ajuda a reforçar a notoriedade da produção agrícola, cuja necessidade de valorização é imperiosa.

“Nos últimos tempos têm sido dados passos importantes nesse sentido, desde logo com o lançamento de leite pastagem, do leite biológico, o trabalho no âmbito do Centro Açoriano de Leite e Lacticínios (CALL) para certificação da manteiga, a campanha de promoção dos lacticínios no Canadá, através da associação integrada no CALL”, afirmou João Ponte, considerando que “todo este trabalho vai ter obrigatoriamente de dar resultados no futuro próximo”.

O secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou ainda que vai reunir-se segunda-feira, 2 de Novembro, em Lisboa, com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, e que um dos assuntos em agenda será a reforma da Política Agrícola Comum.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Investigadores fazem descoberta, com potencial de tornar agricultura mais sustentável
Próximo IFAP: Pagamentos novembro 2019

Artigos relacionados

Últimas

Rússia deteta primeiro caso de transmissão de estirpe da gripe das aves

O laboratório confirmou o primeiro caso de infeção de uma pessoa pelo vírus do grupo A, […]

Últimas

Prémio ecotrophelia portugal desafia estudantes E promove inovação e sustentabilidade nos produtos alimentares

Viana do Castelo e Porto são as cidades que vão receber , dia 20, o Roadshow do Prémio Ecotrophelia Portugal, uma competição coorganizada pela PortugalFoods e a FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas AgroAlimentares, […]

Nacional

Agricultura de Conservação na preservação do solo e as ações da Syngenta

No âmbito do Dia Mundial do Solo, Gilberto Lopes, field expert da Syngenta, realizou uma apresentação na Universidade de Aveiro sobre o papel fundamental da Agricultura de Conservação na preservação do solo e as ações da Syngenta neste domínio. […]