O estudo da produtividade do fator Mecanização, a adoção da Agricultura de Precisão e a Transição Digital no setor Agroflorestal são uma realidade para a qual o Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal – InovTechAgro tem dado o seu contributo desde a sua homologação em 2020.
Ao longo destes três anos foram inúmeras as actividades desenvolvidas por este Centro de Competências, das quais destacamos as acções de formação e capacitação realizadas de forma presencial e remota que envolveram mais de 1000 participantes e formaram cerca de 500 técnicos. De destacar ainda o grupo de WhatsApp criado no âmbito deste Centro de Competências, que conta actualmente com perto de 380 participante.
Três anos decorridos desde a nossa constituição, disponibilizamos agora a Agenda de Inovação 2023/27 que resultou de um trabalho de equipa e discussão pública, incluindo os contributos de muitos dos seus membros, destacando-se os disponibilizados pelas suas entidades gestoras e parceiras.
Estamos certos que a abordagem apresentada neste importante documento vai ao encontro de soluções facilitadoras do desenvolvimento de competências e instrumentos em Mecanização, Agricultura de Precisão e Digitalização tão necessários à garantia de sucesso do sector agro-florestal nacional.
O InovTechAgro é, recordamos, fruto de um conjunto de diligências entre o Instituto Politécnico de Portalegre, a Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV, I.P) e a Associação Nacional de Produtores de Milho e Sorgo, envolvendo actualmente cerca de 80 Entidades de todo o país, incluindo Açores e Madeira, o que demonstra não só o interesse das temáticas que aborda, como também a sua forte e impar dinâmica.
→ Agenda de Inovação 2023/27 ←
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.