O diálogo estratégico com o setor agroalimentar, prometido pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em setembro, vai arrancar no dia 25 de janeiro. No total, cerca de 30 organizações do setor foram convidadas a participar.
Organizações como a Copa-Cogeca, a CEJA, a IFOAM Organics Europeu, a WWF e a EEB estão entre as convidadas a participar. O diálogo, segundo o portal Euractiv, vai ser presidido por Peter Strohschneider, que já foi presidente da Comissão para o Futuro da Agricultura do governo federal alemão.
O diálogo centrar-se-á em questões como o rendimento dos agricultores e a qualidade de vida nas zonas rurais, a agricultura sustentável, a inovação e a competitividade do sistema alimentar da UE.
Os ministros da agricultura dos países da UE vão também se preparar para este diálogo, com um debate no Conselho da União Europeia no dia 23 de janeiro.
A associação agrícola Copa-Cogeca congratulou a iniciativa, mas afirma que o âmbito das discussões “permanece relativamente vago. Tomamos nota do convite recebido para uma primeira reunião no dia 25 de janeiro e esperamos esclarecimentos em breve”.
“Queremos um debate aprofundado com a Comissão e as partes interessadas que coloque a realidade da agricultura no centro das discussões e continuamos convencidos, como disse a Presidente von der Leyen, ‘de que a agricultura e a conservação da natureza podem andar de mãos dadas’. A Europa precisa de ambos”, declaram.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.