Portugal vai enviar, na quarta-feira, uma força conjunta composta por 140 operacionais para ajudar a combater os incêndios florestais no Canadá, anunciou hoje a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Em comunicado, a ANEPC precisa que a Força Operacional Conjunta (FOCON), cuja missão é coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, vai partir na quarta-feira de manhã do aeroporto de Lisboa, em voo comercial, e vai intervir na província do Québec.
Segundo a ANEPC, a força integra elementos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), de bombeiros das corporações de bombeiros da região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num efetivo total de 140 operacionais.
Esta força portuguesa é enviada para o Canadá ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), juntamente com o contingente de Espanha, composto por 97 operacionais.
O Canadá está a ser assolado por uma vaga de grandes incêndios florestais.