Incêndios. Mais de 4 mil crimes de incêndio e 45 detenções desde janeiro

Desde o início do ano e até ao dia 25 de agosto, a Guarda Nacional República registou 4348 crimes de incêndio florestal, o que resultou na detenção de 45 pessoas e na identificação de outras 451, segundo dados do ministério da Administração Interna a que o Expresso teve acesso.

O verão de 2019 tem sido um dos mais calmos da última década: até à data, registaram-se apenas 7915 incêndios em Portugal e arderam 27136 hectares. É preciso recuar a 2014 para encontrar um ano com tão poucos fogos.

A operação “Floresta Segura 2019” da GNR arrancou a 15 de janeiro. Desde então, os agentes realizaram “cerca de 6 114 ações de sensibilização” e alcançaram “121 mil pessoas”, avança o MAI.

Segundo o ministério tutelado por Eduardo Cabrita, as “principais questões apresentadas [pela população] incidem sobre as medidas de proteção entre as casas e a vegetação limítrofe e na identificação de espécies que carecem de gestão, nos prazos para cumprir a gestão de combustível e em determinar, em algumas situações, quem é o responsável pela gestão de combustível”.

Quanto à fiscalização, até 25 de agosto, a GNR elaborou 5 209 autos de notícia por contraordenação, devido à falta de gestão de combustível (limpeza de terrenos). A força policial registou ainda 593 autos de notícia por contraordenação por incumprimentos das normas para a realização de queimas e queimadas.

O artigo foi publicado originalmente em Expresso.

Comente este artigo
Anterior PDR 2020 tem 5 M€ para investimento na transformação e comercialização de produtos agrícolas
Próximo Serralves promove conferência para discutir relatório da ONU sobre biodiversidade

Artigos relacionados

Nacional

“A banca devia ser mais amiga do investimento”, critica António Costa

O primeiro-ministro diz em entrevista à SIC que “a banca está mal preparada para o que são as necessidades da economia” […]

Comunicados

i9AGRI: Número record de Expositores e Participantes na Primeira Grande Feira de Inovação Agroalimentar em Castelo Branco

Mais de 50 expositores já confirmaram a sua presença na Primeira Grande Feira de Inovação Agroalimentar de Portugal, i9agri – Feira de Inovação Agroalimentar, […]

Nacional

Outubro, 15 de 2017: estamos à espera do próximo

Dois anos após os incêndios de Outubro de 2017, o país aguarda fenómeno similar. Ou pior! Pode não ser num dia 15, […]