A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve confiou à Associação IN LOCO a realização do estudo de avaliação da Dieta Mediterrânica, processo que irá decorrer em três fases: avaliação da perceção da Dieta Mediterrânica em Portugal; avaliação do plano de ação de salvaguarda da DM no Algarve; apoio técnico à realização do próximo Plano de Salvaguarda e Valorização da Dieta Mediterrânica, no Algarve.
O estilo de vida mediterrânico, inscrito com a designação “Dieta Mediterrânica” (DM) na lista UNESCO de Património Cultural Imaterial da Humanidade (PCIH) desde 2013, materializa as múltiplas dimensões da identidade cultural do Mediterrâneo, das suas comunidades, do seu território.
Após uma primeira versão do Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, coordenado pela Universidade do Algarve (UAlg) em 2018 a partir da colaboração e dos planos de atividades dos membros da Comissão Regional de Salvaguarda da DM, dinamizada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRAlg), surge agora o momento certo para avaliar o estado de maturidade da sua implementação e a forma como as regiões se identificam com este estilo de vida milenar.
É neste contexto que a CCDRAlg confiou à Associação IN LOCO a tarefa de realizar esta iniciativa, que se inicia com uma avaliação da perceção que pessoas, entidades e organizações têm da Dieta Mediterrânica e da forma como se identificam com as suas dimensões e diferentes formas de expressão material e simbólica.
Agradece-se, portanto, a sua colaboração na resposta a um breve questionário que pretende apenas compreender as diversas formas e expressões que a DM adota, para cada um de nós, tanto enquanto indivíduos, como no papel de representantes de entidades e organizações.
Não há respostas certas nem erradas, mas tão somente a forma como cada um de nós entende e vive a DM.
Mais informações podem ser solicitadas para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Questionário breve sobre a Dieta Mediterrânica disponível aqui.
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.