A empresa sérvia Bitgear acaba de desenvolver um sensor, o Plant-O-Meter, que tem a capacidade de distinguir entre trinta índices de culturas diferentes e determinar em que condições se encontram.
O sensor, apresentado durante o evento Future Farming & Food Event, realizado na Holanda, utiliza seis canais óticos para determinar os índices de vegetação das culturas e aquilo que precisam para prosperar.
Dejan Dramicanin, CEO da Bitgear, avançou que “com o nosso sensor, os agricultores determinam essencialmente a condição em que se encontra a colheita. A cultura está stressada por falta de humidade ou doenças? Existe uma deficiência em alguns nutrientes? Expressamos estas interpretações em até trinta índices. Com base nestes índices, o agricultor pode, por exemplo, ajustar a fertilização e a quantidade de água que a cultura precisa”.
Existe também uma versão portátil do sensor que precisa de ser mantida um metro acima da colheita para proceder à análise da cultura e uma outra versão direcionada para ração e máquinas agrícolas. Os mapas gerados podem ser visualizados e analisados na aplicação associada ao sensor.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.