Grande incêndio de Leiria terá sido planeado em reuniões secretas entre madeireiros

Grande incêndio de Leiria terá sido planeado em reuniões secretas entre madeireiros

[Fonte: Observador]

O incêndio que consumiu 86% do Pinhal de Leiria entre 15 e 16 de outubro do ano passado terá sido planeado no mês anterior por madeireiros, empresários e fábricas de compra e venda de madeira, avança uma reportagem da TVI24 que foi exibida esta sexta-feira à noite. O plano foi delineado numa série de reuniões numa cave, onde também foram estabelecidos os preços para a madeira consumida.

A Polícia Judiciária já tinha assumido que o incêndio que deflagrou no Pinhal de Leiria em outubro tinha sido mão criminosa. Agora, a reportagem assinada pela Ana Leal revela que “o pinhal estava armadilhado” com vasos de resina com caruma no interior para iniciar as chamas, como contou a jornalista em entrevista na TVI24. Esta terá sido a técnica que atingiu 36 concelhos da região centro. Embora não se tenham registado vítimas mortais na região do Pinhal de Leiria, os incêndios de outubro provocaram 49 mortos e cerca de 70 feridos no país, além de terem destruído 1.500 casas e 500 empresas.

Houve reuniões para planear incêndio e combinar preço da madeira

A fonte da TVI24 foi um homem que terá sido convidado para participar nessas reuniões, que ocorreram na cave de um restaurante e onde participaram pelo menos quatro das maiores empresas de madeira da região.

Comente este artigo
Anterior Guardas Florestais: a verdade - Gonçalo Castel’Branco
Próximo Meta de 50% de recolha de embalagens de pesticidas agrícolas é realista - Valorfito

Artigos relacionados

Últimas

O grande frenesim de intervir na paisagem – Paulo Pimenta Castro

Tem havido muito dinheiro, a avaliar pelas dezenas, centenas e mesmo milhares de milhões de euros anunciados para o território e para as florestas ao longo deste período. […]

Últimas

Esperados meses complicados no mercado de batata

O mercado da batata está bastante movimentado neste momento, com mais oferta do que
procura, devido ao arranque precoce na região de Beauce e ao consumo doméstico ainda […]

Últimas

Indústria agro-alimentar espera volume de negócios acima de 17 mil M€ em 2019

O presidente a FIPA — Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, Jorge Tomás Henriques, prevê que a indústria portuguesa agro-alimentar deverá ultrapassar, […]