Governo moçambicano vai expandir programa de desenvolvimento agrícola a todo o país

Governo moçambicano vai expandir programa de desenvolvimento agrícola a todo o país

[Fonte: Observador]

O Governo moçambicano anunciou esta quinta-feira que vai expandir o seu programa de apoio ao desenvolvimento agrícola a todo o país, visando acelerar o combate à pobreza rural, que afeta atualmente 48% da população.

“Moçambique alcançou grandes taxas de crescimento na agricultura, à volta de 7% ao ano, mas cerca de 48% da população continua mergulhada na pobreza”, afirmou o ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural.

Celso Correia divulgou os planos do executivo moçambicano, falando durante um encontro de balanço do projeto Sustenta, o plano de apoio ao desenvolvimento da agricultura no país.

A prevalência de altas taxas de pobreza no campo obriga a uma reflexão sobre a eficácia das políticas na agricultura, acrescentou Celso Correia.

“Estamos conscientes de que o desafio do desenvolvimento não é compatível com a expetativa de resultados imediatos”, sublinhou o governante.

A transformação do ciclo produtivo na agricultura com um impacto estrutural, prosseguiu, deve ser consistente e ao longo do tempo.

O representante do Banco Mundial em Moçambique, Mark Lundell, assinalou na ocasião que o Sustenta deve manter uma abordagem multissetorial, congregando investimentos de várias fontes e setores.

“Muitos países enfrentam o desafio do desenvolvimento rural de várias formas, mas um princípio comum para todos os países é a coordenação entre vários parceiros”, declarou Mark Lundell.

O Sustenta foi lançado em 2017 pelo chefe de Estado moçambicano, com um apoio de 16 mil milhões de meticais (216 milhões de euros) do Banco Mundial e está a ser implementado em dez distritos das províncias de Nampula e Zambézia.

Como forma de resistir aos altos índices de pobreza e à desnutrição crónica, a maior parte da população moçambicana, que vive em zonas rurais, recorre à agricultura de subsistência como único meio de sobrevivência.

Comente este artigo

O artigo Governo moçambicano vai expandir programa de desenvolvimento agrícola a todo o país foi publicado originalmente em Observador.

Anterior Ministro diz que oposição “fala do que não sabe” sobre redução de bovinos
Próximo Ministro da Agricultura defende discriminação positiva nos apoios a pequenos agricultores

Artigos relacionados

Últimas

Eis a maior acumulação de macroalgas do mundo

[Fonte: Público]

Em Junho de 2018, houve uma mancha de macroalgas entre o Oeste de África e o golfo do México tão densa que se via do espaço. Eram mais de 20 milhões de toneladas de biomassa de sargaço a flutuar no oceano Atlântico –​ […]

Nacional

Metodologias essencialmente desenvolvidas no ISA acabam de ser refletidas numa “resolução” da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV)

[Fonte: ISA] Resoluções da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) aprovadas na Assembleia Geral de 19 de Julho em Genève

O ISA, vem desenvolvendo desde 1978, primeiro no quadro da Rede Nacional de Selecção e mais tarde como parceiro da Associação Portuguesa para a Diversidade da Videira (PORVID), […]

Nacional

Semana Hortícola do Oeste – 10 de Abril – Torres Vedras

[Fonte: Revista Frutas Legumes e Flores]
“Gestão agrícola sustentável – Soluções, propostas e técnicas para atingir o objectivo resíduos zero” é o tema da edição de 2019 da “Semana Hortícola do Oeste”. Organizado pela Associação Interprofissional de Horticultura do Oeste, em parceria com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (Cothn), […]