Galiza tem 750 mil euros para promover o vinho galego

A Galiza vai ter uma estratégia de dinamização económica, territorial e turística das regiões vitivinícolas. O protocolo de colaboração foi assinado ontem, 9 de Agosto, pelos titulares das pastas da Economia, Emprego e Indústria, Francisco Conde, da Cultura e Turismo, Román Rodríguez, e do Meio Rural, José González, junto com o presidente da Fundação Juana de Vega, Enrique Sáez.

Esta cooperação permitirá mobilizar um total de 748 mil euros a favor do sector vitivinícola galego e dos territórios das cinco denominações de origem vitivinícolas da Galiza (Rías Baixas, Ribeiro, Valdeorras, Ribeira Sacra e Monterrei) e das quatro indicações geográficas protegidas (Val do Miño, Betanzos, Barbanza e Iria, Ribeira del Morrazo).

Plano de internacionalização

Segundo avança o site espanhol Vinetur, para levar a cabo as acciones previstas na Estratégia, o acordo firmado, que conta com mais de 388 mil euros, será reforçado com outros 360 mil euros do plano de internacionalização para o vinho e os licores da Galiza, liderado pelo Instituto Galego de Promoção Económica (Igape).

O objectivo deste acordo é alcançar um desenvolvimento territorial integrado e coordenado que conte com a participação de todos os agentes chave do território.

A estratégia pretende melhorar o posicionamento dos vinhos galegos no seu conjunto, reforçar a sua imagem de marca e identidade vinculada aos diversos territórios nos quais se produzem e melhorar a eficácia da promoção e comercialização em conjunto com os produtos turísticos ligado ao sector vitivinícola.

Em relação ao enoturismo, trata-se sobretudo de desenvolver produtos turísticos dirigidos a segmentos geradores de valor acrescentado nos espaços rurais, que, por sua vez, resulte num fortalecimento das economias locais.

Agricultura e Mar Actual

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O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

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