O futuro da Pequena Agricultura Familiar – 19 de Janeiro 2018 – Póvoa de Varzim

O futuro da Pequena Agricultura Familiar – 19 de Janeiro 2018 – Póvoa de Varzim

 

A CONFAGRI promove, no próximo dia 19 de Janeiro, um Seminário sobre o Estatuto da Pequena Agricultura Familiar, que se encontra em consulta pública.

Reconhecendo a vital importância desta temática para a promoção do desenvolvimento rural e coesão territorial, a CONFAGRI vem ao encontro das solicitações de várias organizações agrícolas da região norte, nomeadamente de muitas Cooperativas Agrícolas, onde a pequena agricultura familiar assume uma expressão económica e social muito relevante.

“É urgente que se encontrem respostas e soluções para superar os inúmeros desafios que os pequenos agricultores enfrentam sob pena de sacrificarmos o principal suporte de vida de alguns dos principais espaços rurais do nosso país”, reforça Francisco Silva, secretário-geral da CONFAGRI.

O encontro terá lugar pelas 15h00 no Espaço AGROS, em Argivai (Póvoa do Varzim) e vai ser conduzido por Arlindo Cunha, Prof. da Universidade Católica do Porto e Ex-Ministro da Agricultura e pela Advogada  Ana Rosado, que vai abordar a questão do Novo Código da Contratação Pública e as exigências que dele decorrem para as organizações agrícolas.

A dimensão da pequena agricultura familiar no panorama nacional

Em Portugal cerca de 284.000 explorações agrícolas classificam-se como familiares, o que representa 93% do total das explorações, 49% da superfície agrícola utilizada e mais de 80% do trabalho agrícola.

As atividades da agricultura, produção animal, floresta, caça, e serviços que estão directamente relacionados com a pequena agricultura familiar, são determinantes em grande parte do nosso território, assumindo relevância na produção, no emprego, na preservação do ambiente e da biodiversidade, bem como garantindo uma presença em muitas áreas do interior. Torna-se assim imperioso estabelecer políticas que reconheçam e potenciem a contribuição da pequena agricultura familiar no desenvolvimento rural.

Comente este artigo
Anterior Ganaderos se concentran para exigir que se impida la compra de leche de ovino por debajo de costes
Próximo Governo aprova legislação para reforçar prevenção e combate aos fogos rurais

Artigos relacionados

Sugeridas

Dia de campo da ADP Fertilizantes

[Fonte: Voz do Campo]
O campo consistiu num ensaio de variedades de milho, fertilizado com adubos ADP
A ADP Fertilizantes participou no dia 22 de Setembro de 2017 num dia de campo em Serpa, onde foram utilizados fertilizantes da marca. O campo consistiu num ensaio de variedades de milho, […]

Últimas

BCE transferiu donativo de 50 mil euros para ajudar bombeiros portugueses

[Fonte: Correio da Manhã]

O Banco Central Europeu (BCE) transferiu hoje o seu donativo de 50 mil euros a favor da União das Misericórdias Portuguesas e da Liga Portuguesa de Bombeiros, devido aos incêndios que devastaram a região centro de Portugal em junho. […]

Últimas

As medidas com que o Governo quer responder aos incêndios

[Fonte: Jornal De Negócios]

Vai haver um mecanismo de adesão voluntária e extra-judicial para dar resposta às situações resultantes do incêndio de Pedrógão Grande e dos incêndios do dia 16 de Outubro. Para já, será criada uma comissão composta por representantes das associações das vítimas, […]