Feira do Prémio 2019 de volta a Montalegre para premiar raça barrosã

Como já é tradição, voltou a realizar-se mais um concurso pecuário de raça barrosã em Montalegre, ontem, 8 de Agosto. A denominada “Feira do Prémio” promoveu a raça autóctone e apoiou os produtores de gado da região. “Apesar do tempo chuvoso, o público fez questão de apreciar os animais”, garante fonte institucional da autarquia.

O Concurso Pecuário da Raça Barrosã, promovido pelo município de Montalegre, e é reservado aos bovinos de raça barrosão, ainda que contemple todo o território nacional.

Torneio de chegas de bois de raça barrosã

Já na final do Torneio de chegas de bois de raça barrosã 2019, o boi de António Costa, de Frades do Rio, foi o vencedor do Campeonato.

“Uma final marcante, uma vez que o novo campeão feriu com gravidade o adversário, do proprietário David Costa, também de Frades do Rio”, realça a mesma fonte autárquica.

Por sua vez, o boi de Pedro Teixeira, de Bagulhão (Salto), assumiu a terceira posição uma vez que o boi de José Silva, de Montalegre, não iniciou o duelo, afastando-se do opositor.

Refira-se que o evento é organizado pela Associação Etnográfica “O Boi do Povo” e contou, uma vez mais, com o patrocínio da Câmara de Montalegre.

Agricultura e Mar Actual

O artigo foi publicado originalmente em Agricultura e Mar.

Comente este artigo
Anterior Oito quilos, olhos azuis: pela primeira vez em 100 anos, nasceu um lince-euroasiático nos Pirenéus
Próximo Bloco quebra silêncio: “Entorses ao direito à greve não são aceitáveis”

Artigos relacionados

Dossiers

Os Agricultores e as Cooperativas Agrícolas Europeias apelam ao reforço do apoio ao setor agrícola

Ao examinar o Quadro Financeiro Plurianual da União (QFP) 2021-2027 revisto e o Programa de Recuperação da “Nova Geração da UE” […]

Últimas

Governo dos Açores já pagou 700 mil euros a 300 agricultores afetados pela seca de 2018

O secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte anunciou esta quinta-feira, na ilha Terceira, que já foram pagos 700 mil euros a 300 agricultores afetados pela seca verificada em 2018 e que provocou prejuízos na produção das culturas de milho forrageiro, […]

Nacional

Tecnologia e digitalização têm papel essencial na agricultura

A Portugal Fresh acredita que o desenvolvimento tecnológico é determinante para a competitividade do sector. […]