Devido à crise que estamos a atravessar, o Grupo de Trabalho da carne de porco do COPECA-COGECA decidiu em três medidas que entregou à Comissão a pedir a criação de um grupo de reflexão para a elaboração de um plano estratégico para a suinicultura a médio e longo prazo.
A Comissão Europeia foi totalmente sensível a este pedido, levando o Comissário Europeu a decidir constituir este grupo onde estão presentes não só a produção, como a indústria e o comércio, mas também a sociedade civil e os representantes dos diferentes Estados-Membros.
O lançamento deste grupo foi feito ontem, dia 10 de março, pelo Comissário, e tem 6 reuniões marcadas para este ano, esperando-se as conclusões em janeiro do próximo ano.
O estudo que sair deste grupo vai, decididamente, definir as condições de produção para os próximos anos. Devido a essa importância, o COPA-COGECA constituiu paralelamente um grupo de reflexão que reuniu ontem, também pela primeira vez, e que pretende definir uma estratégia para os próximos anos e fazê-la aprovar neste grupo da Comissão.
Na próxima reunião de Direção da FPAS, vai ser debatido este assunto e vão começar a ser elaboradas propostas concretas.
A próxima reunião do grupo de reflexão do COPA-COGECA vai decorrer a 24 de março, e a do Expert Group for Animal Market on the Pigmeat Sector a 6 de abril.
Fonte: FPAS