O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, afirmou que está já em preparação o verão de 2023, em matéria de prevenção e de combate aos incêndios, antecipando que se prevê um período «muito exigente».
Durante a cerimónia de assinatura dos protocolos para a constituição de sete novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) no Algarve, José Luís Carneiro sublinhou a importância destas estruturas para a progressiva profissionalização dos bombeiros e para o fortalecimento do sistema de combate aos incêndios, num contexto em que as alterações climáticas provocam fenómenos cada vez mais complexos.
«Estamos no inverno a preparar o verão e é assim que se deve trabalhar, com antecedência, porque cada vez mais, por força das alterações climáticas, vamos ter verões muito exigentes», disse.
As EIP são formadas por bombeiros profissionais e caraterizam-se pela sua elevada especialização, com competências em valências diferenciadas para atuarem em diferentes cenários.
Com a constituição destas sete novas EIP nas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Albufeira, Aljezur, Faro, Lagoa, São Bartolomeu de Messines, Silves e Vila do Bispo, o Algarve passa a dispor de um total de 38 equipas profissionais.
É intenção do Governo alcançar as 750 Equipas de Intervenção Permanente até ao final do ano, o que significa cerca de 3750 bombeiros integrados nessas unidades.
«Este é um esforço que está a ser desenvolvido tendo em vista evoluirmos na profissionalização dos bombeiros, num trabalho tripartido entre a Administração Interna, as câmaras municipais e as associações humanitárias de bombeiros», afirmou o Ministro, sublinhando a importante decisão tomada em sede do Orçamento de Estado para 2023, que prevê aumento em 52 euros da remuneração de cada bombeiro integrado nas EIP.
Fonte: Governo