Dinâmicas para a Inovação – Água e Ambiente – 20 de novembro – Oliveira do Hospital

Dinâmicas para a Inovação – Água e Ambiente – 20 de novembro – Oliveira do Hospital

O “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação” arrancou no mês passado e, no dia 20, terá lugar mais uma sessão no BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação

Avaliação, monitorização e proteção de ecossistemas; gestão e utilização eficiente de recursos hídricos; redução, gestão, tratamento e valorização de resíduos; e uso eficiente de solos e ordenamento serão os temas em debate em mais uma iniciativa integrada no “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”. Dedicada ao tema “Água e Ambiente”, a sessão terá lugar no dia 20 de novembro, no BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, em Oliveira do Hospital.

A iniciativa é composta por dois momentos distintos. Da parte da manhã, durante um Workshop temático, irá realizar-se uma mesa redonda seguida de dinâmicas de grupo e que será finalizada com um momento para debate e conclusões. Da parte da tarde terá lugar um Focus Group Meeting que incluirá um pitch com a apresentação de tendências e de tecnologias disruptivas.

Entre 2014 e 2017 as empresas nacionais investiram 363,7 M€ em projetos enquadrados na área temática “Água e Ambiente”, que se integra no eixo “Recursos Naturais e Ambiente”, um dos cinco identificados pela Estratégia Nacional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (2014-2020).

Este será o terceiro de um conjunto de eventos que integram o “Ciclo de Eventos – Dinâmicas para a Inovação”, promovido no âmbito do projeto Iniciativa de Transferência de Conhecimento, cofinanciada pelo COMPETE 2020 através do Portugal 2020 e do FEDER. Nos próximos meses, a ANI vai promover um conjunto de iniciativas sobre a Valorização do Conhecimento, subordinado a áreas e a setores estratégicos da economia nacional considerados prioritários no âmbito da especialização inteligente.

Crescimento anual do investimento em I&D foi de 10,9%

De acordo com o relatório “Despesa Nacional em I&D por área temática da ENEI (2014-2017)”, produzido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, com base no Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional, entre 2014 e 2017, a área temática de Água e Ambiente registou um crescimento anual de 10,9% em I&D. A maior subida na despesa em I&D foi em 2015, ano em que as empresas investiram mais 31,9% nesta área, face ao ano anterior.

Tabela: Evolução da Despesa em I&D na área da Água e Ambiente em Portugal

Área Temática 2014 2015 2016 2017
Água e Ambiente 73 460 96 904 95 666 97 642
% do setor face ao total nacional 3,3% 4,3% 4% 3,8%
Total Nacional 2 232 249 2 234 370 2 388 466 2 585 099

Nota: Valores em milhares de euros.

O Ciclo de eventos- Dinâmicas para a Inovação promovido no âmbito do projeto “Iniciativa de Transferência de Conhecimento”, cofinanciada pelo COMPETE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.


Comente este artigo
Anterior Dia aberto do GO Estratégia Fito-Maçã - 19 e 20 de novembro - Armamar e Carrazeda de Ansiães
Próximo Vencedores do VI Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola anunciados em evento sobre inovação - 2 de dezembro - Lisboa

Artigos relacionados

Nacional

Questionário: Saúde Ocupacional aplicada aos Agricultores

Este questionário pretende avaliar as condições de trabalho na área da Agricultura. A sua participação é voluntária e anónima. Dado ser um inquérito realizado on line (na internet), […]

Últimas

Por melhores políticas agrícolas !

Face ao quadro político saído das eleições para a Assembleia da República, a CNA considera oportuno assinalar o seguinte:

O
novo Governo deve destacar, […]

Eventos

Seminário sobre a ÁGUA : Um Recurso Estratégico – 20 de Abril 2018 – Santarém

A água e a gestão dos recursos hídricos constituem, de forma cada vez mais acentuada, aspetos fundamentais da atividade agrícola e da própria subsistência da nossa sociedade. […]