Cuidados para prevenir a dispersão da PSA

Cuidados para prevenir a dispersão da PSA

Quando nos aproximamos de mais uma época de colheita do kiwi, a Estação de Avisos de Entre Douro e Minho recorda alguns cuidados e ter em conta no sentido de prevenir a dispersão da Bacteriose da Actinídea, também conhecida como PSA.

Assim, e conforme a circular n.18 emitida por aquela entidade, antes da colheita devem ser cortadas e retiradas as plantas mortas (pela PSA e eventualmente pela Phytophthora) e os ramos infetados em plantas ainda vivas, tal como deve ser cortada a erva nas entrelinhas (e nas linhas quando tiverem).

Por outro lado aconselha-se também que sejam lavados e desinfetados os tratores e os reboques, com especial cuidado nas rodas de ambos. Também os palox e outros recipientes utilizados na colheita, o chão dos locais de descarga e de triagem, equipamentos de calibragem e as câmaras frigoríficas.

Durante a colheita as recomendações passam pelo uso de fatos de proteção adequados, quer no campo quer nas centrais fruteiras, pela desinfeção do calçado antes de entrar nas centrais, bem como a lavagem das rodas dos tratores e reboques com água à pressão, antes de entrarem nas estações fruteiras para descarga.

Depois da descarga, os palox e outras embalagens, devem ser limpos de terra, folhas e outros restos vegetais e lavados com mangueira de pressão, antes de voltarem aos pomares. (Os restos vegetais: ramos e folhas – são os principais meios de disseminação da doença).

Depois da colheita os pomares atingidos pela PSA devem ser tratados com uma calda à base de cobre, de preferência calda bordalesa (depois da colheita e no início da queda das folhas) para desinfetar as pequenas lesões causadas pela colheita dos frutos e pela queda das primeiras folhas.

O artigo foi publicado originalmente em Voz do Campo.

Comente este artigo
Anterior Bragança recebe I Congresso Ibero-Americano dedicado à Carne - 24 e 25 de outubro
Próximo Boletim Mensal da Agricultura e Pescas - Outubro de 2019

Artigos relacionados

Ofertas

Oferta de emprego – Engenheiro Agrónomo ou Florestal – Coimbra

RIOBOCO – Serviços Gerais, Engenharia e Manutenção, S.A. pretende recrutar Eng.º Agrónomo ou Florestal (m/f)para Empreitada de obras […]

Últimas

Consumidores querem qualidade nos produtos frescos. Quais são as estratégias da Distribuição?

É consensual que vivemos num mundo globalizado em que as modas e tendências mudam a uma velocidade vertiginosa, mas é também neste mundo que se movimenta um consumidor cada vez mais consciente e informado, […]

Últimas

VIII Congresso de Estudos Rurais & VIII Encontro RuralRePort – 5 a 7 de dezembro – Ponte de Lima e Sistelo

A SPER – Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais e a RuralRePort – Rede de História Rural em Português vão organizar entre 5 e 7 de dezembro o VIII Congresso de Estudos Rurais & […]