Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2019

Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2019

Previsões Agrícolas

As previsões agrícolas, em 30 de setembro, apontam para um considerável aumento na produção de tomate para a indústria, para valores acima das 1,4 milhões de toneladas, numa campanha com um registo de produtividade (95 toneladas por hectare) ao nível dos mais elevados. Registam-se ainda aumentos de produção na batata de regadio (+15%), enquanto no arroz a produção deverá ser semelhante a 2018.

Nos pomares de maçã, as condições meteorológicas favoráveis e a entrada em plena produção de novos pomares contribuíram para aquela que será a maior produção das últimas três décadas (340 mil toneladas). Também na amêndoa, e essencialmente devido aos mesmos fatores, prevêem-se aumentos significativos na produção (+55%), enquanto na castanha estima-se que o rendimento unitário deverá regressar para valores próximos de uma tonelada por hectare. Na pera, tal como no pêssego, a produção deverá ficar ao nível da alcançada na campanha passada.

Quanto à vinha, verificou-se que as condições atmosféricas adversas (baixas temperaturas no vingamento e escassa precipitação ao longo do desenvolvimento do cacho) influenciaram a produção em diversas regiões produtoras, sendo que, globalmente, deverá registar-se uma diminuição de 5% no vinho produzido.

Gado, aves e coelhos abatidos

O peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo em agosto de 2019 foi 38 644 toneladas, o que correspondeu a um decréscimo de 6,7% (+0,8% em julho), devido ao menor volume de abate registado nos bovinos (-8,6%), suínos (-6,5%) e caprinos (-12,5%). O peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 30 763 toneladas, o que representou um decréscimo de 2,4% (+6,0% em julho), devido ao menor volume de galináceos (-2,8%), perus (-4,0%) e codornizes (-31,4%).

Produção de aves e ovos

O volume de produção de frango teve um decréscimo de 2,3% (+2,2% em julho), com 24 830 toneladas. A produção de ovos de galinha para consumo apresentou igualmente uma diminuição de 2,9% (-2,2% em julho), com 8 922 toneladas produzidas.

Produção de leite e produtos lácteos

A recolha de leite de vaca foi 151,2 mil toneladas, o que indica um aumento de 0,7% em relação ao mês homólogo (-1,4% em julho). O fabrico de produtos lácteos foi inferior em 11,5% (-4,9% em julho), devido sobretudo à redução de produção do leite para consumo (-16,4%).

Preços e índices de preços agrícolas

Em setembro de 2019, as variações mais significativas, em módulo, no índice de preços de produtos agrícolas  no produtor foram observadas nos suínos (+15,8%), aves de capoeira (+2,9%), batata (-33,5%) e azeite a granel (-19,2%).

Em comparação com o mês anterior, as variações de maior amplitude verificaram-se na batata (+25,5%), frutos (+2,6%), azeite a granel (-5,6%) e hortícolas frescos (-2,9%).

Em junho de 2019, o índice de preços de bens e serviços de consumo corrente (INPUT I) aumentou 0,2%, enquanto o índice de preços de bens e serviços de investimento (INPUT II) cresceu 1,6%. Relativamente ao mês anterior, observou-se um decréscimo de 0,4% no índice de preços de bens e serviços de consumo corrente e um acréscimo de 0,3% no índice de preços de bens e serviços de investimento.

→ Consulte aqui o documento ←

O artigo foi publicado originalmente em INE: publicações.

Comente este artigo
Anterior España fue el tercer perceptor de fondos europeos en 2018, segundo en el caso del gasto agrario
Próximo Pago verde: aumenta el número de explotaciones con tres o más cultivos

Artigos relacionados

Dossiers

PPE e a posição para o futuro da PAC pós 2020

Partido Popular Europeu aprova documento com a posição para o futuro da PAC pós 2020

Nacional

Vila do Conde recebe 1.ª edição do Simpósio INIAV para a Segurança Alimentar

A 1.ª edição do Simpósio INIAV para a Segurança Alimentar, subordinado ao tema “Rumo à Alimentação do Futuro”, vai realizar-se no Auditório Municipal de Vila do Conde, […]

Últimas

Espanha: Feira Internacional de Enoturismo de 2020 já tem 60 compradores. 2 são portugueses

A FINE — Feira Internacional de Enoturismo realiza-se na Feira de Valladolid, em Espanha, nos dias 12 e 13 de Fevereiro de 2020. […]