José Apolónio já perdeu 70 animais desde 2018.
Há quatro anos que um criador de gado de Montalegre perde animais devido ao que alega serem ataques de lobos. E apesar de estarem previstas indemnizações para este tipo de casos, José Apolónio não recebeu, até ao momento, nenhuma ajuda.
Os animais da exploração de S. Mateus, em Montalegre, têm aparecido mortos devido a ataques de lobos, alega o proprietário. Só numa noite, terão sido cinco bovinos. No total e desde há quatro anos, José Apolónio diz que já perdeu cerca de 70 animais, sendo as maiores vítimas os recém-nascidos.
O criador pede responsabilidades ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (INCF) que zela pela proteção do lobo e, apesar de estarem previstas indemnizações para estes casos, José diz que não recebeu nenhum tipo de ajuda até ao momento.
A propriedade está vedada, mas não é suficiente. Segundo contou o criador de gado à SIC, o ICNF diz que é preciso uma “rede de 1,50 metros e um alpendre exterior que é para eles não entrarem”, ao qual José Apolónio se mostra indignado.
“Quer dizer, cada metro de vedação deve valer à volta de 100 euros, como é que eu consigo vedar isto? Onde é que está o dinheiro?”, interrogou.
A SIC tentou obter um esclarecimento por parte do instituto, mas não chegou em tempo útil.