O mais recente comunicado de imprensa do grupo de produtores de batata do Noroeste Europeu (NEPG) traz notícias para o setor da batata nos países da UE-4 (Bélgica, Alemanha, França e Holanda), com a produção média de batata em 2023 a registar um aumento de 5% em comparação com 2022. Este crescimento é um indicativo positivo para o setor, especialmente considerando os desafios enfrentados nos anos recentes, incluindo condições climáticas adversas e questões relacionadas com a sustentabilidade e a pressão sobre os recursos naturais.
A disponibilidade de batata de semente apresenta-se como uma preocupação notável no setor, destacando incertezas quanto ao volume disponível para as variedades mais populares. Esta situação sugere que, apesar das preocupações relativas à qualidade das batatas de semente (especialmente quando pré-germinadas), estas tenderão a ser mais caras. Assim, prevê-se um aumento na quantidade de sementes pré-germinadas, particularmente nos tamanhos médios (45-55 mm), o que não é comum.
As implicações de um maior volume de sementes pré-germinadas podem representar um desafio para o potencial rendimento das colheitas. A escassez de sementes e o seu vínculo a contratos significam também que haverá menos batatas disponíveis para venda livre no mercado.
Por outro lado, a indústria de processamento mantém procura por um aumento da produção.
Fonte: Porbatata