Frutos Frescos
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, não se verificaram transações de maçã “Bravo de Esmolfe”. Ainda existe um volume razoável de maçã em camara, descida das cotações para a maçã “Red Delicious” categoria II calibre 70-75 caixa em 45%, categoria I calibre >80 em 13% e “Royal Gala” categoria II calibre 70-75 em 26%.
Na área de mercado Vilariça, verificou-se um aumento da procura com valorização das cotações para o pêssego “Polpa Amarela” categoria II B (61-67) caixa em 38% e C (56-61) caixa em 33%.
Na Beira Interior, área de mercado Cova da Beira, teve início a campanha de produção e comercialização da ameixa “Tipo Black” e do pêssego “Pavia” categoria II A (67-73) e B (61-67). Um aumento da oferta e baixo poder de conservação, devido às chuvas ocorridas no final do mês de junho e princípio de julho, desvalorizaram as cotações da nectarina “Polpa Amarela” categoria I B (61-67) tabuleiro em 16% e pêssego “Polpa Amarela” categoria I A (67-73) tabuleiro em 11%.
Na área de mercado Ladoeiro teve início a campanha de produção e comercialização da melancia “Crimsonsweet”.
Na Beira Litoral, área de mercado Litoral Centro, a oferta de morango categoria II tamanho médio caixa foi menor e a cotação teve uma valorização em 14%.
Na área de mercado Leiria, chegou ao fim a campanha de comercialização da maçã “Golden Delicious” e “Royal Gala”.
Na região Ribatejo e Oeste, área de mercado Península de Setúbal, verificou-se uma subida na cotação do morango biológico em 40%, devido a uma maior procura.
No Alentejo, área de mercado Beja, teve início a campanha de produção e comercialização do melão “Tipo Pele de Sapo”.
No Algarve, teve início a campanha de produção e comercialização da ameixa “Tipo Black” e do figo “Vindimo” branco/preto e terminou para a ameixa “Red Beaut”, laranja “Barnefield” e “Lane Late”. Verificou-se uma valorização das cotações da laranja “Valentia Late” categoria II calibres 7 e 8 (64-76) em 33% e calibres 4, 5 e 6 (79-88) em 23%, devido a uma menor oferta. A pior qualidade e aspeto visual fraco fizeram descer a cotação do limão categoria II (53-62) caixa em 30%.
Frutos Secos
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta de pinhão nacional foi fraca, cotações tiveram uma descida em 30%.
No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações não tiveram alteração. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte e do Alentejo, cotações estáveis.