Frutos Frescos
Em Trás-os-Montes, área de mercado Douro Sul, chegou ao fim a campanha de produção e comercialização da cereja. Uma menor procura, concorrência com outras frutas da época, desvalorizou as cotações das maçãs “Royal Gala” categoria I calibre 75-80 em 24%, calibre 70-75 em 22% e calibre 65-70 em 13% e “Red Delicious” categoria II calibre 75-80 em 17%. Uma oferta baixa fez subir as cotações da maçã “Golden Delicious” categoria I calibre >80 em 44% e “Royal Gala” categoria II calibre 75-80 em 22%.
Na área de mercado Alfandega da Fé foi dada como terminada a campanha de produção e comercialização da cereja.
Na Beira Interior, área de mercado Cova da Beira, a cotação do pêssego “Polpa Amarela” categoria II B (61-67) caixa teve uma valorização em 25% por se ter verificado um aumento na procura deste calibre. A cotação da cereja continuou a tendência de subida, devido a uma menor oferta resultado da precipitação ocorrida no final do mês de junho que estragou muito produto. Assim a cotação da cereja categoria I calibre >81 teve uma valorização em 13%.
Na região Ribatejo e Oeste, área de mercado Oeste, verificou-se uma subida na cotação do morango categoria II tamanho grado caixa em 14%, devido a uma diminuição da oferta e a uma procura alta. A cotação do morango biológico teve uma desvalorização em 17% por aumento da oferta.
No Alentejo, área de mercado Beja, teve início a campanha de produção e comercialização da melancia “Crimsonsweet”, melão “Branco Espanhol” e meloa “Gália”. Na área de mercado Moura teve início a campanha de produção e comercialização da melancia “Crimsonsweet” e do melão “Branco Espanhol”.
No Algarve, chegou ao fim a campanha de produção e comercialização do abacate “Tipo Hass”. Verificou-se uma valorização das cotações do limão categoria II calibre 3 (63-72) saco em 18% e calibre 5 (53-62) saco em 13%, devido a uma diminuição da oferta. As cotações tiveram uma subida também para as laranjas “Barnefield”, “Lane Late” e “Rhode” calibres 1, 2 e 3 (81-100) em 11%, devido a uma maior procura por estes calibres. A cotação da melancia “Sugar Baby” teve uma descida em 11% por aumento da oferta.
Frutos Secos
No Alentejo, na área de mercado Alentejo Litoral, a oferta de pinhão nacional foi fraca, cotações sem alteração.
No Algarve, a alfarroba continua a apresentar boa qualidade. As cotações não tiveram alteração. A amêndoa tem concorrência de produto do Norte
e do Alentejo, cotações estáveis.