Comunicado de imprensa – Parlamento Europeu quer reforçar controlo dos citrinos que entram na UE

Comunicado de imprensa – Parlamento Europeu quer reforçar controlo dos citrinos que entram na UE

Os citrinos importados para a UE devem ser sujeitos a controlos fitossanitários mais rigorosos para prevenir a propagação de pragas, como a mancha negra, aos pomares de citrinos europeus, defendeu hoje o Parlamento Europeu. Os eurodeputados contestam a revisão proposta pela Comissão dos anexos da diretiva sobre a proteção das plantas, exigindo controlos mais exigentes dos citrinos importados, incluindo análises por amostragem e certificados de rastreabilidade.

O Parlamento Europeu considera que o projeto da Comissão é contrário aos objetivos do novo regulamento sobre medidas de proteção contra as pragas dos vegetais, na medida em que “põe em causa os requisitos aplicáveis à introdução na União de determinados frutos sensíveis às pragas, especialmente no que se refere à Phyllostictina citricarpa [mancha negra] e à Xanthomonas citri [bactéria que provoca o cancro dos citrinos] ”.

O projeto da Comissão não é suficiente para “reduzir esses riscos para um nível aceitável”, dizem os eurodeputados. Numa resolução hoje aprovada por 463 votos a favor, 168 contra e três abstenções, o Parlamento Europeu solicita à Comissão que modifique o projeto de diretiva de execução de modo a reforçar os controlos dos citrinos importados e prevenir a propagação de pragas aos pomares de citrinos europeus.

Comente este artigo
Anterior Agricultura vai render mais dinheiro este ano
Próximo Tejerina se compromete a preparar la reforma de la PAC desde enero para ir a la negociación con una voz propia

Artigos relacionados

Comunicados

Em Vila de Rei, Sertã, Mação e Alijó “Reacenderam-se” a violência e a extensão de Incêndios Florestais …

A vida demonstra que os concelhos de Mação, Vila de Rei, Sertã, até parece que estão “marcados pelo destino” para arderem periodicamente e com violência. […]

Comunicados

II Fórum Smart Farm // Mitos na Alimentação

[Fonte: Syngenta]

Dia 18 de Junho de 2019, a Anipla convida os consumidores a esclarecer os Mitos na Alimentação. […]

Comunicados

Presidência Finlandesa do Conselho da União Europeia | 1 de julho a 31 de dezembro 2019

[Fonte: GPP]
De 1 de julho a 31 de dezembro de 2019, a Finlândia assume a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia, […]