Comunicado de imprensa – Parlamento Europeu quer reforçar controlo dos citrinos que entram na UE

Comunicado de imprensa – Parlamento Europeu quer reforçar controlo dos citrinos que entram na UE

Os citrinos importados para a UE devem ser sujeitos a controlos fitossanitários mais rigorosos para prevenir a propagação de pragas, como a mancha negra, aos pomares de citrinos europeus, defendeu hoje o Parlamento Europeu. Os eurodeputados contestam a revisão proposta pela Comissão dos anexos da diretiva sobre a proteção das plantas, exigindo controlos mais exigentes dos citrinos importados, incluindo análises por amostragem e certificados de rastreabilidade.

O Parlamento Europeu considera que o projeto da Comissão é contrário aos objetivos do novo regulamento sobre medidas de proteção contra as pragas dos vegetais, na medida em que “põe em causa os requisitos aplicáveis à introdução na União de determinados frutos sensíveis às pragas, especialmente no que se refere à Phyllostictina citricarpa [mancha negra] e à Xanthomonas citri [bactéria que provoca o cancro dos citrinos] ”.

O projeto da Comissão não é suficiente para “reduzir esses riscos para um nível aceitável”, dizem os eurodeputados. Numa resolução hoje aprovada por 463 votos a favor, 168 contra e três abstenções, o Parlamento Europeu solicita à Comissão que modifique o projeto de diretiva de execução de modo a reforçar os controlos dos citrinos importados e prevenir a propagação de pragas aos pomares de citrinos europeus.

Comente este artigo
Anterior Agricultura vai render mais dinheiro este ano
Próximo Tejerina se compromete a preparar la reforma de la PAC desde enero para ir a la negociación con una voz propia

Artigos relacionados

Comunicados

FENAREG alerta para os baixos níveis das barragens – 30.000 ha em risco no Alentejo –

Pelo terceiro ano consecutivo a precipitação foi inferior ao normal. No Alentejo, o valor médio acumulado, neste ano hidrológico, não ultrapassou 400mm.
A bacia hidrográfica do Sado apresenta registos críticos de volumes armazenados úteis nas albufeiras: 6% em Odivelas e 10% no Roxo.
Os Perímetros de Rega do Vale do Sado, […]

Comunicados

Farm Europe welcomes the adoption of a European framework to combat UTPs in the food supply chain

[Fonte: Farm Europe]
Posted on 12/03/201912/03/2019

By a very large majority the European Parliament has adopted the Unfair Trading Practices Directive within the agri-food supply chain. […]

Comunicados

Abastecimento de água preocupa Lavoura Micaelense

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;} […]