Colóquio- Sistema de fotovoltaico para autoconsumo- Análise de um caso prático

Colóquio- Sistema de fotovoltaico para autoconsumo- Análise de um caso prático

No dia 23 de Fevereiro de 2017, realizou-se em Ferreira do Alentejo, no Lagar da Herdade do Marmelo (propriedade do Grupo Sovena), o Colóquio “Sistemas de Fotovoltaico para Autoconsumo – Análise de um caso prático. Esta sessão, foi dedicada a um tema bastante actual e para o sector como é a Sustentabilidade Energética na Agricultura de Regadio.
Com o auditório complemente cheio, estiveram representados diversos empresários e consultores agrícolas, Associações de Regantes, Universidades, entre outras entidades. Após as boas vindas, proferidas por Miguel Tavares, responsável da Irrigest – Irrigation Decisions, iniciou-se as apresentações, cabendo a abertura da sessão ao Eng. José Núncio, Presidente da FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal, falar sobre “os constrangimentos dos custos da energia eléctrica para o sector agrícola Português”.

De seguida, contou-se com a presença do professor Prof. Luis Narvarte, do Instituto de Energia Solar, da Universidade Politécnica de Madrid, e que é o coordenador do projecto europeu Maslowaten, que experimenta e promove os sistemas de energia fotovoltaica para autoconsumo, e que abordou o tema “A qualidade e fiabilidade dos sistemas de bombagem fotovoltaicos”.

Visualizou-se um filme da instalação do sistema fotovoltaico existente na Herdade de São Barnabé, pertença do grupo Sovena, que foi apresentado e comentado pelo Sr. Guilherme Gaivão, responsável área dos sistemas de rega, dentro do Grupo Sovena/Elaia.
Ainda do Instituto de Energia Solar, da Universidade Politécnica de Madrid, assistimos às apresentações “Sistemas híbridos fotovoltaicos”, efectuada pela Eng. Rita Almeida, e “Sistemas autónomos de rega fotovoltaica” pelo Eng. Isaac Barata.

Encerrou as apresentações, o Eng. Miguel Vieira Lopes da AGRO.GES – Sociedade de Estudos e Projectos, com uma breve apresentação sobre “A viabilidade económica do sistema fotovoltaico instalado na Herdade de São Barnabé bem como as medidas actualmente existentes de apoio à instalação destes novos equipamentos”.

Por fim, procedeu-se a um espaço de perguntas e respostas, onde se promoveram debates muito interessantes sobre este tipo de solução, que visam a redução dos custos com a energia no sector agrícola Português.

Texto: Miguel Tavares       Fotografias: Ricardo Pena

Para mais informações:
Miguel Tavares – Irrigest – Irrigation Decisions | 919 729 531 |
mt@irrigest.pt | Site: http:// irrigest.pt

Colaboração:

Irrigest – Irrigation Decisions – Empresa que disponibiliza serviços e produtos, que ajudam os agricultores a reduzir o consumo de água e consequentemente o custo da energia, através da optimização dos seus sistemas de rega, sempre com o objectivo de alcançar uma maior produtividade com o menor custo (http://irrigest.pt/).

FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal – É uma organização de âmbito nacional, fundada em 2005, que visa a defesa e o desenvolvimento do regadio em geral, congregando os interesses dos interlocutores das actividades ligadas à água, à sua gestão e à interligação com a agricultura e o mundo rural.
Agrupa entidades dedicadas à gestão da água para rega, tanto superficial como subterrânea, com o objectivo de promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do regadio (http://www.fenareg.pt).

Maslowaten – Projecto Europeu (Horizonte 2020), coordenado pelo Instituto de Energia Solar (http://www.ies.upm.es/), da Universidade Politécnica de Madrid (http://www.upm.es/), tem como objectivo principal, a introdução no mercado de uma nova solução ecológica que actualmente se encontra em fase de desenvolvimento TRL9 (sistema comprovado em ambiente operacional). A solução consiste no uso de sistemas de bombagem fotovoltaica que não consumam electricidade convencional e que poupem cerca de 30 % da água normalmente gasta (http://maslowaten.eu/)

Grupo Sovena/Elaia – É uma das empresas que mais azeite transacciona no mundo, é proprietária de um vasto olival em Portugal e detentora de vários investimentos agrícolas em Espanha e em Marrocos, mas nem só das oliveiras vive a Sovena. A companhia tem um total de quatro áreas de negócio inter-relacionadas e que cobrem todo o expectro da cadeia de valor dos azeites e azeitonas, mas também dos óleos e mesmo dos sabões, denominadas Biodiesel, Agriculture, Oilseeds e Consumer Goods.
A entrada do grupo na agricultura ocorre em 2006 com a Soprolives em Marrocos, mas é em 2007, em parceria com a Atitlan que se cria o projecto Elaia, cujo objectivo é a plantação de cerca de 10.000 hectares de olival, contribuindo assim para um maior controle de todo o processo produtivo. Ainda em 2007 foi constituída a Agrodiesel. Uma parceria com a Diester Internacional (uma empresa participada pela Bunge e pela Diester, o maior operador europeu de Biodiesel). A fábrica foi instalada junto da fábrica da Tagol e iniciou operação em Dezembro do mesmo ano (http://www.sovenagroup.com/).

AGRO.GES – Sociedade de Estudos e Projectos – Fundada em 1989, em pleno período de transição da agricultura portuguesa no processo de integração plena na UE, a AGRO.GES cedo se distinguiu no mercado de prestação de serviços de apoio ao desenvolvimento rural e aos sectores agro-florestal e alimentar.
Com um corpo técnico caracterizado por uma sólida formação e uma experiência diversificada, a AGRO.GES desde sempre conseguiu garantir uma eficaz ponderação entre a reconhecida experiência de alguns dos seus colaboradores e a juventude e dinamismo de outros (http://www.agroges.pt/)

 

Comente este artigo
Anterior Hackathon d’API-Agro Les « hackers » au service des agriculteurs
Próximo Portuguese AgroFood Cluster reconhecido publicamente

Artigos relacionados

Últimas

Bebidas nutritivas a partir de soro de leite vence Concurso de Ideias de Negócio do AgriEmpreende

[Fonte: Agricultura e Mar]
Uma tecnologia inovadora de tratamento de soro de leite que permite a criação de duas bebidas originais e nutritivas. Este projecto foi o grande vencedor do quarto e último Concurso de Ideias de Negócio do programa AgriEmpreende, que pediu ideias para as seguintes temáticas: tecnologias e produtos emergentes; […]

Últimas

Autarquia de Baião sensibilizou os mais novos para os cuidados a ter junto da floresta

[Fonte: Gazeta Rural]

A Câmara Municipal de Baião assinalou, no passado dia 21 de março, o Dia Mundial da Árvore e da Floresta com a realização de várias atividades de educação ambiental na Serra da Aboboreira onde participaram 173 alunos do 7º […]

Sugeridas

Conheça um projeto ibérico de sucesso

[Fonte: TVI]
A cadeia Mercadona está prestes a instalar-se em Portugal.
Clique aqui para ver o vídeo.

Comente este artigo
#wpdevar_comment_6 span,#wpdevar_comment_6 iframe{width:100% !important;} […]