Depois de 15 dias consecutivos de instabilidade meteorológica, com chuva intensa e granizo, está ultrapassada, para já, a situação de seca no Nordeste Transmontano.
As barragens estão cheias e a percentagem de água no solo aumentou, no entanto, a chuva em excesso está a prejudicar a agricultura.
Há duas semanas que a região de Trás-os-Montes tem sido assolada por temporais com aguaceiros fortes e queda de granizo. Toda essa precipitação reanimou os campos, encheu as albufeiras e aumentou as reservas de água no solo.
O Nordeste Transmontano recuperou da situação de seca moderada em que se encontrava no mês de maio.
Mas apesar do pesadelo da seca ter sido afastado do horizonte mais próximo, o excesso de chuva e o granizo afetaram muitas culturas agrícolas.
Também os criadores de gado não podem estar descansados apesar dos pastos estarem novamente a ganhar cor. A chuva persistente e põe em risco as forragens, fundamentais para alimentar os animais durante o verão.
Com toda a chuva que caiu, fica pelo menos afastado o cenário de seca no início do verão.
De acordo com as previsões para Trás-os-Montes, a chuva vai continuar a cair, pelo menos, até terça-feira. Depois espera-se o regresso do sol com as temperaturas a subir até aos 30 graus.