China : Consumo de vinho cresce "significativamente" j� vale 2,7 % da média de Portugal
Pequim, 16 Set O consumo de vinho na China "está a aumentar significativamente", segundo as estatésticas da Associa��o de Ind�stria Vin�cola da China (AIVC), adiantadas pela agência noticiosa oficial Xinhua.
Os n�meros da associa��o de vinicultores registam uma média de consumo de 390 milhões de litros de vinho no ano passado, o que equivale a 0,27 litros por pessoa/ano, cerca de 2,7 por cento da média portuguesa.
As estatésticas da AIVC demonstram que um chin�s bebeu em média um copo de vinho no ano passado.
A AIVC justifica o aumento do consumo devido ao "r�pido desenvolvimento econ�mico, que marcou uma significativa melhoria no nível. de vida das pessoas, bem como a consci�ncia das pessoas em rela��o �s necessidades da Saúde", escreve a Xinhua, citando um membro da associa��o, Geng Zhaoling.
Em compara��o com países como Portugal, onde a média de consumo � de 10,1 litros por pessoa/ano, os n�veis de vinho ingeridos na China são considerados baixos.
"S� as classes média-alta, ou s� classe alta, � que agora come�am a beber vinho", opina Gang Li, s�cio de uma parceria que junta a principal empresa vin�cola chinesa, o Grupo Zhangyu e a corticeira portuguesa Vinocor.
As estatésticas anuais demonstram, no entanto, que a produ��o nacional de vinho "no país da aguardente de arroz" está conquistar um lugar no mercado chin�s.
No ano passado a produ��o aumentou 19 por cento em rela��o a 2000, com 300 mil toneladas colocadas no mercado.
Entre 1994 e 2000 o aumento da produ��o do vinho tinha registado um crescimento de 30 por cento.
além da produ��o de vinho made in China, o país importa uma média de 50 mil toneladas por ano.
Na China h� 450 adegas, das quais dez t�m uma capacidade de produ��o anual de 10 mil toneladas.
Para 2005 a AIVC projecta um nível. de produ��o anual na ordem das 500 mil.
Na semana passada, as autoridades do sector vin�cola da China aderiram � Organiza��o Internacional da Vinha e do Vinho com o objectivo de melhorar a qualidade da produ��o no país.
Apesar do crescente consumo de vinho, e da bebida tradicional chinesa continuar a ser a aguardente de arroz, a bebida mais popular � a cerveja.
|
Apontadores relacionados: |
Artigos |
|
S�tios |
|
Fonte: Lusa |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] |
|